NA CONTEMPORANEIDADE, PERCEBE-SE A IMERSÃO EM UM CONTEXTO DIGITAL E VIRTUALIZADO, ONDE A INTERAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS OCORRE DE MODO NATURALIZADO E HARMONIOSO. NESTE SENTIDO, VÊ-SE A NECESSIDADE DE RELACIONAR ESTA REALIDADE AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES EM PROL DE MUDANÇAS QUE SE DIFERENCIEM, POSITIVAMENTE, DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO O EMPREGO DA RV PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS REFERENTES À DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, PODE IMPACTAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ, NO SEMESTRE DE 2019.1. PARA ISTO, O TRABALHO FOI REALIZADO POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO EXPLORATÓRIO, COM ENFOQUE, PRINCIPALMENTE, NOS SEGUINTES TEMAS: DOCÊNCIA, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E REALIDADE VIRTUAL. DIVIDIU-SE EM TRÊS MOMENTOS: PLANEJAMENTO, COLETA, SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS. CONSTATOU-SE QUE O RECURSO DE RV PROPORCIONOU AOS ALUNOS VISUALIZAÇÃO DE PAISAGENS GEOGRÁFICAS DE MODO SIGNIFICATIVO E AUXILIOU NO RECONHECIMENTO DE LUGAR E VERIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DA PAISAGEM URBANA. ALÉM DISSO, PROPICIOU INTERESSE E CURIOSIDADE POR PARTE DOS ESTUDANTES. PRETENDE-SE DAR CONTINUIDADE A ESTA PESQUISA A FIM DE DESENVOLVER OUTRAS ATIVIDADES QUE VIABILIZEM O RECONHECIMENTO DE PAISAGENS CONTEXTUALIZAS AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS.