O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA BUSCA PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS ADQUIRIDOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE – A RESPEITO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, E A PRÁTICA DOCENTE EXPERIENCIADA NA SALA DE AULA PELAS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID – NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR FRANCISCO DE MELO JABORANDI, LOCALIZADA EM UM BAIRRO PERIFÉRICO DA CIDADE DE FORTALEZA. ATRAVÉS DO PROGRAMA, TEM SIDO POSSÍVEL CONSOLIDAR/VIVENCIAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA ACADEMIA, CORREFERINDO-OS COM A REALIDADE DO PÚBLICO AO QUAL SE ESTÁ ALFABETIZANDO NA ESCOLA PÚBLICA, PERMITINDO-NOS A AQUISIÇÃO DE UMA PRÁXIS DOCENTE DIVERSIFICADA E DIALÉTICA. PARA ATINGIR O OBJETIVO APONTADO, REALIZAMOS UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DE PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E MULTILETRAMENTOS PARA ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA.