OLIVEIRA, Fabiola Rolim De et al.. O papel do professor na educação inclusiva. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61526>. Acesso em: 22/12/2024 23:56
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA REFLETIR A RESPEITO DO PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RESSALTANDO ALGUMAS LEIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA GARANTIR O DIREITO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO. A DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL DE 1986. EVIDENCIA-SE TAMBÉM UM BREVE CONCEITO DE INCLUSÃO SOCIAL, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E INTEGRAÇÃO. PARA QUE HAJA DE FATO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA É IMPRESCINDÍVEL QUE OS PROFESSORES BUSQUEM CAPACITAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO CONTINUADA, A FIM DE PROCEDER À MEDIAÇÃO AO RECEBER ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, VISANDO UM ENSINO QUE RESPEITE AS DIFERENÇAS E PARTICULARIDADES DE CADA INDIVÍDUO. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CARÁTER QUALITATIVO A PARTIR DE FREIRE (2005), FERNANDES (2006), MANTOAN (2005), ENTRE OUTROS, ONDE ATRAVÉS DO QUAL SE PERCEBE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E AS LEIS QUE GARANTEM A SUA EFETIVA PARTICIPAÇÃO NO ENSINO REGULAR, FAZENDO COM QUE AS ESCOLAS BUSQUEM NOVOS PARADIGMAS E REVEJAM A AMPLIAÇÃO DE SEU CURRÍCULO E DE SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, APOIANDO OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VALORIZANDO UM ENSINO QUE LEVE EM CONSIDERAÇÕES AS DIFERENÇAS DE CADA UM. POR FIM, A INCLUSÃO IMPLICA UMA MUDANÇA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS DO SENTIDO EXCLUDENTE AO SENTIDO INCLUSIVO, FORMANDO UM AMBIENTE ONDE A PRÁTICA NÃO PRECISA ESTÁ LIMITADA A UM SISTEMA ERRÔNEO LIGADO A PARADIGMAS QUE SEGREGAM A REAL INTENÇÃO DO PROMOVER A EDUCAÇÃO.