O PRESENTE ARTIGO, FRUTO DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA EM PARCERIA COM A DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ITAPETININGA E AS ESCOLAS A ELA JURISDICIONADA, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA DOS ALUNOS DOS 3º E 5º ANOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO NOS ÚLTIMOS 3 ANOS E IDENTIFICAR AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES SENTEM EM SALA DE AULA PARA PROMOVER A EVOLUÇÃO DOS SEUS ALUNOS DE UM ESTÁGIO PARA O OUTRO. A PESQUISA TEM COMO HIPÓTESE QUE O PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO PROCESSO SENTE DIFICULDADES EM ENSINAR AO PASSO QUE PARA O ALUNO ESSE PROCESSO SE APRESENTA COMO UM DESAFIO. A PESQUISA CONTA COMO MATERIAL DE APOIO, OS DADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE 2016, 2017 E 2018 DAS SÉRIES EM ESTUDO E UM QUESTIONÁRIO ABERTO, APLICADO AOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, CICLO I, (1º AO 5º ANO). POSTERIORMENTE SERÁ FEITA A CATEGORIZAÇÃO DAS QUESTÕES ABERTAS PARA UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES NO QUE SE REFERE À EVOLUÇÃO DOS ALUNOS DE UM ESTÁGIO PARA O OUTRO.