Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: CRISE PARADIGMÁTICA, EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58638
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3412
    "inscrito_id" => 13542
    "titulo" => """
      A MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA\r\n
      GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
      """
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO CONTINUA SENDO NO SÉCULO XXI, O REPOSITÓRIO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO SOCIAL,\r\n
      CUJA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA É PREMIDA PELAS RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES DE NOSSO TEMPO. É\r\n
      NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS NA ESCOLA, TANTO QUANTO DISCUTIR A PRÓPRIA\r\n
      FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PASSA NÃO SÓ PELA CONSTRUÇÃO DO\r\n
      CURRÍCULO, DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA E DA PRÓPRIA ESCOLA E DA FORMA\r\n
      COMO O SABER ESCOLARIZADO É CONSTRUÍDO E QUAL SUA FINALIDADE, DESTA FORMA, COMO ESSES\r\n
      ELEMENTOS INTRÍNSECOS SÃO ARTICULADOS PELA GESTÃO ESCOLAR. COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR COM\r\n
      A REFLEXÃO A CERCA DA IMPORTÂNCIA DESSES PROCESSOS PARA UMA GESTÃO COMPROMETIDA\r\n
      DEMOCRATICAMENTE COM AS MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS, TRATA-SE DE UM PRIMEIRO PASSO DE PESQUISA\r\n
      ACADÊMICA CUJO FÔLEGO NÃO DEVE SE EXAURIR ENQUANTO ESSA DISCUSSÃO FOR NECESSÁRIA E\r\n
      DESAFIADORA PARA A REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA QUE TANTO QUEREMOS. AO ELEGER A\r\n
      QUESTÃO GERAL DA PESQUISA SOBRE O DESAFIO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DIANTE DAS MUDANÇAS\r\n
      PARADIGMÁTICAS, ESTE TRABALHO VISA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE OS PARADIGMAS EPISTÊMICOS QUE\r\n
      ENVOLVEM A EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR, PARA O QUAL EMPREGO A ABORDAGEM METODOLÓGICA\r\n
      QUALITATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ENQUANTO A ORGANIZAÇÃO\r\n
      ESCOLAR NÃO INTEGRAR COERENTEMENTE UMA TOTALIDADE QUE COMEÇA NA SALA DE AULA E NÃO TERMINA\r\n
      COM A FORMATURA DO ALUNO, MAS CONTINUA ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO EGRESSO COMO SUJEITO DE\r\n
      PENSAMENTO AUTÔNOMO, A ESCOLA CONTINUARÁ SE DEBATENDO ENTRE AS VELHAS PRÁTICAS E AS\r\n
      SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE EXIGEM RESPOSTAS COMPLEXAS PARA PROBLEMAS CADA VEZ MAIS\r\n
      COMPLEXOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "CRISE PARADIGMÁTICA, EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID13542_20092019152805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANAÍLA ALMEIDA VIANA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA VIANA"
    "autor_email" => "anailaviana22@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58638
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3412
    "inscrito_id" => 13542
    "titulo" => """
      A MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA\r\n
      GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
      """
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO CONTINUA SENDO NO SÉCULO XXI, O REPOSITÓRIO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO SOCIAL,\r\n
      CUJA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA É PREMIDA PELAS RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES DE NOSSO TEMPO. É\r\n
      NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS NA ESCOLA, TANTO QUANTO DISCUTIR A PRÓPRIA\r\n
      FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PASSA NÃO SÓ PELA CONSTRUÇÃO DO\r\n
      CURRÍCULO, DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA E DA PRÓPRIA ESCOLA E DA FORMA\r\n
      COMO O SABER ESCOLARIZADO É CONSTRUÍDO E QUAL SUA FINALIDADE, DESTA FORMA, COMO ESSES\r\n
      ELEMENTOS INTRÍNSECOS SÃO ARTICULADOS PELA GESTÃO ESCOLAR. COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR COM\r\n
      A REFLEXÃO A CERCA DA IMPORTÂNCIA DESSES PROCESSOS PARA UMA GESTÃO COMPROMETIDA\r\n
      DEMOCRATICAMENTE COM AS MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS, TRATA-SE DE UM PRIMEIRO PASSO DE PESQUISA\r\n
      ACADÊMICA CUJO FÔLEGO NÃO DEVE SE EXAURIR ENQUANTO ESSA DISCUSSÃO FOR NECESSÁRIA E\r\n
      DESAFIADORA PARA A REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA QUE TANTO QUEREMOS. AO ELEGER A\r\n
      QUESTÃO GERAL DA PESQUISA SOBRE O DESAFIO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DIANTE DAS MUDANÇAS\r\n
      PARADIGMÁTICAS, ESTE TRABALHO VISA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE OS PARADIGMAS EPISTÊMICOS QUE\r\n
      ENVOLVEM A EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR, PARA O QUAL EMPREGO A ABORDAGEM METODOLÓGICA\r\n
      QUALITATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ENQUANTO A ORGANIZAÇÃO\r\n
      ESCOLAR NÃO INTEGRAR COERENTEMENTE UMA TOTALIDADE QUE COMEÇA NA SALA DE AULA E NÃO TERMINA\r\n
      COM A FORMATURA DO ALUNO, MAS CONTINUA ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO EGRESSO COMO SUJEITO DE\r\n
      PENSAMENTO AUTÔNOMO, A ESCOLA CONTINUARÁ SE DEBATENDO ENTRE AS VELHAS PRÁTICAS E AS\r\n
      SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE EXIGEM RESPOSTAS COMPLEXAS PARA PROBLEMAS CADA VEZ MAIS\r\n
      COMPLEXOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "CRISE PARADIGMÁTICA, EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID13542_20092019152805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANAÍLA ALMEIDA VIANA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA VIANA"
    "autor_email" => "anailaviana22@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO CONTINUA SENDO NO SÉCULO XXI, O REPOSITÓRIO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO SOCIAL, CUJA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA É PREMIDA PELAS RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES DE NOSSO TEMPO. É NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS NA ESCOLA, TANTO QUANTO DISCUTIR A PRÓPRIA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PASSA NÃO SÓ PELA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO, DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA E DA PRÓPRIA ESCOLA E DA FORMA COMO O SABER ESCOLARIZADO É CONSTRUÍDO E QUAL SUA FINALIDADE, DESTA FORMA, COMO ESSES ELEMENTOS INTRÍNSECOS SÃO ARTICULADOS PELA GESTÃO ESCOLAR. COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR COM A REFLEXÃO A CERCA DA IMPORTÂNCIA DESSES PROCESSOS PARA UMA GESTÃO COMPROMETIDA DEMOCRATICAMENTE COM AS MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS, TRATA-SE DE UM PRIMEIRO PASSO DE PESQUISA ACADÊMICA CUJO FÔLEGO NÃO DEVE SE EXAURIR ENQUANTO ESSA DISCUSSÃO FOR NECESSÁRIA E DESAFIADORA PARA A REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA QUE TANTO QUEREMOS. AO ELEGER A QUESTÃO GERAL DA PESQUISA SOBRE O DESAFIO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DIANTE DAS MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS, ESTE TRABALHO VISA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE OS PARADIGMAS EPISTÊMICOS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR, PARA O QUAL EMPREGO A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ENQUANTO A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NÃO INTEGRAR COERENTEMENTE UMA TOTALIDADE QUE COMEÇA NA SALA DE AULA E NÃO TERMINA COM A FORMATURA DO ALUNO, MAS CONTINUA ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO EGRESSO COMO SUJEITO DE PENSAMENTO AUTÔNOMO, A ESCOLA CONTINUARÁ SE DEBATENDO ENTRE AS VELHAS PRÁTICAS E AS SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE EXIGEM RESPOSTAS COMPLEXAS PARA PROBLEMAS CADA VEZ MAIS COMPLEXOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.