A EDUCAÇÃO CONTINUA SENDO NO SÉCULO XXI, O REPOSITÓRIO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO SOCIAL,
CUJA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA É PREMIDA PELAS RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES DE NOSSO TEMPO. É
NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS NA ESCOLA, TANTO QUANTO DISCUTIR A PRÓPRIA
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PASSA NÃO SÓ PELA CONSTRUÇÃO DO
CURRÍCULO, DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA E DA PRÓPRIA ESCOLA E DA FORMA
COMO O SABER ESCOLARIZADO É CONSTRUÍDO E QUAL SUA FINALIDADE, DESTA FORMA, COMO ESSES
ELEMENTOS INTRÍNSECOS SÃO ARTICULADOS PELA GESTÃO ESCOLAR. COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR COM
A REFLEXÃO A CERCA DA IMPORTÂNCIA DESSES PROCESSOS PARA UMA GESTÃO COMPROMETIDA
DEMOCRATICAMENTE COM AS MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS, TRATA-SE DE UM PRIMEIRO PASSO DE PESQUISA
ACADÊMICA CUJO FÔLEGO NÃO DEVE SE EXAURIR ENQUANTO ESSA DISCUSSÃO FOR NECESSÁRIA E
DESAFIADORA PARA A REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA QUE TANTO QUEREMOS. AO ELEGER A
QUESTÃO GERAL DA PESQUISA SOBRE O DESAFIO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DIANTE DAS MUDANÇAS
PARADIGMÁTICAS, ESTE TRABALHO VISA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE OS PARADIGMAS EPISTÊMICOS QUE
ENVOLVEM A EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR, PARA O QUAL EMPREGO A ABORDAGEM METODOLÓGICA
QUALITATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ENQUANTO A ORGANIZAÇÃO
ESCOLAR NÃO INTEGRAR COERENTEMENTE UMA TOTALIDADE QUE COMEÇA NA SALA DE AULA E NÃO TERMINA
COM A FORMATURA DO ALUNO, MAS CONTINUA ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO EGRESSO COMO SUJEITO DE
PENSAMENTO AUTÔNOMO, A ESCOLA CONTINUARÁ SE DEBATENDO ENTRE AS VELHAS PRÁTICAS E AS
SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE EXIGEM RESPOSTAS COMPLEXAS PARA PROBLEMAS CADA VEZ MAIS
COMPLEXOS.