O PRESENTE ARTIGO TRATA DAS DIVERSAS DIFICULDADES QUE SE ENCONTRAM NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO QUE VEM AFETANDO ESTE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSAS DIFICULDADES QUE VEM SE ACUMULANDO COM O PASSAR DOS ANOS, POIS NÃO HÁ UMA ANÁLISE NO COMEÇO DE UMA VIDA ESTUDANTIL. NESSES CASOS É UMA FALTA DE OBSERVAÇÃO COM O MEIO EM QUE VIVE, A ALFABETIZAÇÃO COMEÇA BEM ANTES DA INICIAÇÃO ESCOLAR, POR USO DAS O ESPAÇO SOCIAL É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA EM SEUS ESTÍMULOS, POTENCIALIDADES E HABILIDADES PARA HAVER UM PROCESSO POSITIVO NA VIDA DA CRIANÇA.
SABENDO QUE DESDE O COMEÇO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL E O PROCESSO REAL DE ALFABETIZAÇÃO É UM FRACASSO, VENDO QUE HÁ UMA DEFASAGEM ENORME DE CRIANÇA NO ENSINO INFANTIL, PRINCIPALMENTE DAS ESCOLAS PÚBLICAS, AFETANDO ASSIM O PROCESSO EDUCACIONAL NAS SERIES INICIAIS, A TRAZENDO UMA DIVERSIDADE DE DIFICULDADES QUE JÁ SÃO TRAZIDAS DE CASA E DESDE A INICIAÇÃO DA VIDA ESCOLAR. ASSOCIANDO TAMBÉM QUE ESSES PROBLEMAS PODEM SER COORDENAÇÃO MOTORA E ASPECTOS COGNITIVOS, NÃO ESQUECENDO QUE MUITAS DAS VEZES OS MESMOS ESTÃO LIGADOS A PROBLEMAS DE OUTRA NATUREZA, PRINCIPALMENTE COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS.