O PRESENTE ESTUDO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E AS PRÁTICAS COTIDIANAS DA COMUNIDADE ESCOLAR, HAJA VISTA A NECESSIDADE DE APLICAR A ABORDAGEM FORMAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BEM COMO A SUA INTENSIFICAÇÃO NO CURRÍCULO INFORMAL PARA QUE, ASSIM, SEJA POSSÍVEL TRATAR A NATUREZA COMO UM RECURSO LIMITADO E RESPEITADO. TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O ATO DE EDUCAR, NO QUE TANGE À EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE MANEIRA FORMAL E INFORMAL E ÀS PRÁTICAS COTIDIANAS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E DA COMUNIDADE ESCOLAR. A PROBLEMÁTICA CENTRAL DA ANÁLISE É ANALISAR COMO SE CONSTITUI O ATO DE EDUCAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSIDERANDO TEMÁTICA MEIO AMBIENTE, BEM COMO SE APRESENTAM AS AÇÕES DAS RESPECTIVAS ESCOLAS NA RELAÇÃO COM ESSA TEMÁTICA? DIANTE PESQUISA, PERCEBEMOS QUE A INSERÇÃO DE MANEIRA EFETIVA, EFICIENTE E EFICAZ DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO CURRÍCULO É A MAIOR PREOCUPAÇÃO DESTA PESQUISA, POIS ATIVIDADES PONTUAIS EM EVENTOS ISOLADOS NOS ESPAÇOS ESCOLARES NORMALMENTE NÃO PERPETUAM SEUS OBJETIVOS.