O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS ATIVIDADES LÚDICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, COGNITIVO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA. A PARTIR DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO, ONDE AS DUAS PROFESSORAS RESPONDERAM 6 QUESTÕES ABERTAS E EM UM SEGUNDO MOMENTO FOI FEITA A ANÁLISE DESSES DISCURSOS FAZENDO UMA RELAÇÃO COM ALGUNS TEÓRICOS QUE DISCUTEM ESSA TEMÁTICA. O REFERENCIAL TEÓRICO APRESENTA A VISÃO DE AUTORES EM RELAÇÃO A BRINCADEIRA, POIS DESDE A ANTIGUIDADE JÁ ERA UTILIZADA COM FINS PEDAGÓGICOS. RESSALTAM AINDA A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TENDO EM VISTA QUE A LUDICIDADE TRAZ BENEFÍCIOS PARA A CRIANÇA E AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS DESSE ESTUDO MOSTRAM QUE AS PROFESSORAS PESQUISADAS TÊM CONHECIMENTO SUPERFICIAL DAS ATIVIDADES LÚDICAS E AINDA APRESENTAM DIFICULDADES DE INSERI-LAS EM SUAS AULAS, POIS SEGUNDO OS RELATOS OBTIDOS AS CRIANÇAS APRESENTAM DESINTERESSE POR ESSAS ATIVIDADES. FAZENDO UMA RELAÇÃO DOS APONTAMENTOS DOS AUTORES COM OS DISCURSOS APRESENTADOS, AS PROFESSORAS RESPONDENTES EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIÁRIAS NÃO ESTÃO FAZENDO USO DO LÚDICO COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PRAZEROSA COM A FREQUÊNCIA ESPERADA COM AS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.