NA ÁREA EDUCACIONAL MUITAS POLÍTICAS VEM SENDO DISCUTIDAS, COM A FINALIDADE DE FORTALECER O CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO ADQUIRIDO PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO. DIANTE DISSO, SURGE A EDUCAÇÃO DO CAMPO, QUE TEM COMO PRINCÍPIO A VALORIZAÇÃO DA VIDA DO CAMPO. NESSE SENTIDO, NO QUE SE INFERE AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, OBJETO DE ESTUDO PROJOVEM CAMPO, O REFERIDO FOI CRIADO NO ANO DE 2005, PELO GOVERNO COM O OBJETIVO DE PROMOVER A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS COM UMA FAIXA ETÁRIA DE 18 A 29 ANOS AO PROCESSO EDUCACIONAL, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COM O DESENVOLVIMENTO HUMANO E DE CIDADANIA. ESSA PESQUISA DESCREVE AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO, NUMA PERSPECTIVA DE VALORIZAR ESTES CONHECIMENTOS POPULARES, TENDO POR BASE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS, NO ESPAÇO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO E NAS COMUNIDADES DO ENTORNO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA É DE APRESENTAR INFORMAÇÕES REFERENTE A METODOLOGIAS DESENVOLVIDAS PELO CORPO DOCENTE DO PROJOVEM CAMPO, NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR. NO QUE CORRESPONDE AOS DIRECIONAMENTOS METODOLÓGICOS FORAM DESENVOLVIDAS CONFORME O ELEMENTO NORTEADOR O CADERNO PEDAGÓGICO: I “AGRICULTURA FAMILIAR, IDENTIDADE, GÊNERO, E ETNIA. SEGUINDO A ABORDAGEM TEÓRICO E METODOLÓGICA PROPOSTA PELO PROGRAMA UTILIZA-SE DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, EM TEMPO ESCOLA (T.E) E TEMPO COMUNIDADE (TC). PORTANTO, RESSALTA-SE QUE AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A FASE INICIAL DO PROGRAMA, FEZ-SE UMA INTEGRAÇÃO ENTRE A CONCEPÇÃO DOS TEXTOS E A INTERAÇÃO COM OS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA DE CADA DISCENTE.