O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO ANALISANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM BASE NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS. DESSA FORMA, O PRINCIPAL OBJETIVO É DISCUTIR ACERCA DOS JOGOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO APLICADOS COM DISCENTES ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E A INFLUÊNCIA DOS MESMOS PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE ACOPIARA, CEARÁ. PARA TANTO, APLICOU-SE, EM UMA SALA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, UM JOGO QUE TRABALHA CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA. A FINALIDADE ERA ANALISAR, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA, SE ERA POSSÍVEL AVALIAR/DIAGNOSTICAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS A PARTIR DELE, DANDO ÊNFASE A ELEMENTOS IMPORTANTES COMO A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS, A INTERAÇÃO COM OUTROS COLEGAS E O APRENDIZADO QUE ELES USAVAM PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS. ABORDOU-SE, ENTÃO, UMA METODOLOGIA DE PESQUISA DO TIPO DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ASSENTADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. FORAM ANALISADOS OS CONCEITOS PRINCIPAIS SOBRE AVALIAÇÃO E LUDICIDADE COM BASE EM TEÓRICOS E ESTUDIOSOS DA ÁREA. CONCLUI-SE, QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA ESTÁ ENRAIZADA POR MUITO TRADICIONALISMO E OS PROFESSORES MESMO QUE CONSIDEREM A IMPORTÂNCIA DO JOGO AINDA NÃO O ADMITEM COMO CAPAZ DE DIAGNOSTICAR A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. ALÉM DISSO, CONSIDERA-SE QUE O JOGO AINDA É POUCO TRABALHADO NA SALA DE AULA, EVIDENCIANDO QUE, AINDA É NECESSÁRIO PROMOVER DIÁLOGOS E DEBATES A RESPEITO DO ASSUNTO, COMO FORMA DE MOBILIZAR OS EDUCADORES E APRIMORAR A SUA PRÁTICA DOCENTE.