O DESENVOLVIMENTO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS DEVEM SER CONSOLIDADOS AINDA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA, UMA VEZ QUE É NESSA FASE QUE OCORRE A FORMAÇÃO DE COSTUMES QUE IRÃO PERDURAR DURANTE AS DEMAIS FASES DO INDIVIDUO. ASSIM, É RELEVANTE QUE OS ALIMENTOS SEJAM APRESENTADOS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, PARA QUE ESSAS CRIANÇAS POSSAM ENTENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA, PARA PREVENIR O SURGIMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS COMO DIABETES, HIPERTENSÃO E OBESIDADE AO DECORRER DA VIDA. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ABORDAR A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL ATRAVÉS DO GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PARA EDUCANDOS DE UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL, ALÉM DE TRAÇAR PREVIAMENTE UMA RELAÇÃO ENTRE A INGESTÃO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS COM O INDICE DE MASSA CORPORAL (IMC). NESSE CONTEXTO, FORAM COLETADAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DOS ESTUDANTES, ALÉM DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOBRE A QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO DOS MESMOS, NA QUAL NOTOU-SE QUE OS ESTUDANTES TINHAM UMA ALIMENTAÇÃO DESEQUILIBRADA COM A PREDOMINÂNCIA DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS, POR ISSO FOI REALIZADA UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA UTILIZANDO UMA DINÂMICA ACERCA DOS PRINCIPIOS BÁSICOS DO GUIA ALIMENTAR, COM O INTUITO DE CLASSIFICAR OS TIPOS ALIMENTARES E IN NATURA, MINIMAMENTE PROCESSADOS, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS. ENTRETANTO, APÓS A ATIVIDADE EDUCATIVA OBSERVOU-SE QUE OS EDUCANDOS POSSUIAM POUCO CONHECIMENTO ACERCA DA TEMÁTICA ABORDADA. NESSA PERSPECTIVA, A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA FOI IMPORTANTE NO PROCESSO DE APREDIZAGEM DOS MESMOS, POIS AJUDOU OS DISCENTES A COMPREENDER OS DIFERENTES TIPOS ALIMENTARES ATRAVÉS DE ILUSTRAÇÕES, FACILITANDO E CONSOLIDANDO O CONHECIMENTO.