A EDUCAÇÃO SE ARTICULA MEDIANTE OS MOLDES TOMADOS PELA SOCIEDADE OU A EDUCAÇÃO É PARTE INTEGRANTE DA SOCIEDADE E, POR ISSO, ALICERCE DAS MUDANÇAS? COM ESSE QUESTIONAMENTO É QUE O PRESENTE ESTUDO BUSCA, ATRAVÉS DE UMA DISCUSSÃO TEÓRICA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ARTICULAR UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TEORIAS DO FILÓSOFO DA EDUCAÇÃO JOHN DEWEY, O QUAL VISLUMBRA UMA EDUCAÇÃO PARA A VIDA, NA QUAL A ESCOLA ARTICULE A TEORIA E A PRÁTICA NA FUNÇÃO DE ENSINAR E DO FILÓSOFO EDUCACIONAL BRASILEIRO, PAULO FREIRE, O QUAL APONTA PARA INSTRUMENTOS DE MUDANÇAS SOCIAIS DE CUNHO CRÍTICO, TENDO EM VISTA A ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA NAS SALAS DE AULA, FORMANDO ASSIM, SUJEITOS APTOS E RESPONSÁVEIS SOCIALMENTE. COM ESTE DIÁLOGO, BUSCO INTERPRETAR OS AVANÇOS QUE A EDUCAÇÃO PODE PROMOVER NO ESTADO, ASSIM COMO, ORGANIZAR UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA VALOROSA, COM OBRAS, AS QUAIS, APESAR DE NÃO ESCRITAS NA ATUALIDADE, TORNAM-SE TÃO ATUAIS QUANTO ESTE ESTUDO.