O TRABALHO SE APOIOU METODOLOGICAMENTE NOS PRINCÍPIOS NORTEADORAS DA PESQUISA-AÇÃO. USANDO COMO INSTRUMENTOS DE ANÁLISE, A RODA DE CONVERSA E A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. DEVIDO A BUSCA DO HOMEM PELA COMPREENSÃO DO AMBIENTE EM QUE VIVE E DOS IMPACTOS CAUSADOS DEVIDO A SUA INTERFERÊNCIA NO MEIO, SURGE A PERCEPÇÃO DA NECESSIDADE DE DESENVOLVER RELAÇÕES COOPERATIVAS COM A NATUREZA. A EDUCAÇÃO, ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL, ASSUME PAPEL FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS PORTADORES DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. COM TODAS AS PREOCUPAÇÕES A RESPEITO DAS RELAÇÕES ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A INSERÇÃO DE VALORES ECOLÓGICOS SE APRESENTA DE FORMA IMPORTANTE, NÃO SÓ NESTA, MAS NAS PRÓXIMAS GERAÇÕES, SENDO ENTÃO NECESSÁRIAS NOVAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA). O PRESENTE TRABALHO OBJETIVO PROPOR NA ESCOLA SANTO EXPEDITO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PATOS NO SERTÃO DA PARAÍBA, A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA OBTER O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E PROMOVER UMA MELHOR CONVIVÊNCIA ENTRE O HOMEM E O SEMIÁRIDO