A OLIMPÍADA NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA E SEUS IMPACTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM FORTALEZA (CE)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58655 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 4807 "titulo" => "A OLIMPÍADA NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA E SEUS IMPACTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM FORTALEZA (CE)" "resumo" => "Neste trabalho, que possui natureza bibliogrÁfica, foi feita uma revisÃo de literatura para discutir a importÂncia das olimpÍadas de QuÍmica como metodologia pedagÓgica e o perfil das escolas que pontuam nas OlimpÍadas Norte-Nordeste de QuÍmica, contribuindo, assim, nos processos de ensino e aprendizagem dentro das escolas de ensino mÉdio, bem como no incentivo aos estudantes para que eles possam vir a contribuir de forma isonÔmica para o desenvolvimento da ciÊncia e tecnologia no paÍs. Foram coletados os dados referentes Às premiaÇÕes nas ediÇÕes que vÃo de 2007 a 2018 e eles mostram claramente a ausÊncia completa das escolas estaduais e das escolas tÉcnicas federais dentro do rol de premiaÇÕes. Este trabalho tem como marcos teÓricos a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria da motivaÇÃo de Frederick Herzberg, que representa o seu marco fundamental, a partir do qual se propÕe o uso desses recursos conceituais para resgatar o interesse e o engajamento dos alunos de escolas pÚblicas nas olimpÍadas de QuÍmica. A quase inexistÊncia de material teÓrico acerca desse tema na internet e no mercado bibliogrÁfico brasileiro tem servido como motivaÇÃo para esta pesquisa e para outros estudos pioneiros desta Área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS DE QUÍMICA, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4807_19042019105513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "CIRINEU" "autor_email" => "mcirineu@gmail.com" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58655 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 4807 "titulo" => "A OLIMPÍADA NORTE-NORDESTE DE QUÍMICA E SEUS IMPACTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM FORTALEZA (CE)" "resumo" => "Neste trabalho, que possui natureza bibliogrÁfica, foi feita uma revisÃo de literatura para discutir a importÂncia das olimpÍadas de QuÍmica como metodologia pedagÓgica e o perfil das escolas que pontuam nas OlimpÍadas Norte-Nordeste de QuÍmica, contribuindo, assim, nos processos de ensino e aprendizagem dentro das escolas de ensino mÉdio, bem como no incentivo aos estudantes para que eles possam vir a contribuir de forma isonÔmica para o desenvolvimento da ciÊncia e tecnologia no paÍs. Foram coletados os dados referentes Às premiaÇÕes nas ediÇÕes que vÃo de 2007 a 2018 e eles mostram claramente a ausÊncia completa das escolas estaduais e das escolas tÉcnicas federais dentro do rol de premiaÇÕes. Este trabalho tem como marcos teÓricos a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria da motivaÇÃo de Frederick Herzberg, que representa o seu marco fundamental, a partir do qual se propÕe o uso desses recursos conceituais para resgatar o interesse e o engajamento dos alunos de escolas pÚblicas nas olimpÍadas de QuÍmica. A quase inexistÊncia de material teÓrico acerca desse tema na internet e no mercado bibliogrÁfico brasileiro tem servido como motivaÇÃo para esta pesquisa e para outros estudos pioneiros desta Área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS DE QUÍMICA, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4807_19042019105513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "CIRINEU" "autor_email" => "mcirineu@gmail.com" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }