A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA É UMA HABILIDADE METALINGUÍSTICA QUE PODE SE DESENVOLVER NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES, DEPENDENDO DE FATORES EXTERNOS QUE FAVOREÇAM ESSE DESENVOLVIMENTO. UM DESSES FATORES DIZ RESPEITO À ESCOLA ATRAVÉS DE SEUS SUPORTES ESPECÍFICOS, COMO O LIVRO DIDÁTICO. BASEANDO-SE EM TAL AFIRMAÇÃO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO OS MATERIAIS DIDÁTICOS DIRECIONADOS AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TRABALHAM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. TAL PESQUISA EMERGIU DO INTERESSE EM ENTENDERMOS COMO OS MATERIAIS DIDÁTICOS TRABALHAM OS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DESTINADOS AO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, HABILIDADE METALINGUÍSTICA INDISPENSÁVEL PARA A CRIANÇA APRENDER A LER E A ESCREVER. PARA ISSO, ACREDITAMOS QUE OS MATERIAIS DIDÁTICOS TÊM UM PAPEL FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO. A ANÁLISE DOS DADOS OCORREU POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL COM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ANÁLISE PERMITIU-NOS CONSTATAR QUE OS MATERIAIS DIDÁTICOS TÊM UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, UMA VEZ QUE CONTRIBUEM PARA A SUA SISTEMATICIDADE.