O PRESENTE TRABALHO ABORDA UMA RELEVANTE DISCUSSÃO ACERCA DA PRESENÇA DA LITERATURA NA SALA DE AULA COMO PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO HUMANA E INTELECTUAL, A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM A POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA. NOSSA INTENÇÃO SURGE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, NO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/CAMEAM/UERN, QUANDO VIVENCIAMOS DIVERSAS REALIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. NOSSO OBJETIVO É COMPREENDER A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA ENQUANTO FORMAÇÃO HUMANA E INTELECTUAL DO ALUNO, NA PERSPECTIVA DE CÂNDIDO (2000), A PARTIR DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA, DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA E PELA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO. NESSE SENTIDO, ADOTAMOS A POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA COMO CONTEÚDO DA NOSSA PROPOSTA, NO SENTIDO DE FAZER UM RECORTE, RESULTADO DAS NOSSAS ORIENTAÇÕES E PLANEJAMENTOS JUNTOS AOS ESTAGIÁRIOS, ESPECIALMENTE SOBRE O ENSINO DE LITERATURA. COM ISSO, NOSSAS DISCUSSÕES SE PAUTAM NAS REFLEXÕES DE ANTUNES (2003), JOUVE (2002), CÂNDIDO (2000), ENTRE OUTROS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE O ENSINO DA LITERATURA E DA CRÍTICA LITERÁRIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A LITERATURA É MUITO RELEVANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA E INTELECTUAL DOS FUTUROS PROFESSORES, POIS DESPERTA O SENSO CRÍTICO-REFLEXIVO, TANTO ENQUANTO LEITORES QUANTO SUJEITOS SOCIAIS, LOCALIZADOS NO TEMPO E NO ESPAÇO. ENTENDEMOS AINDA QUE A LITERATURA DEVE SER VISTA COMO UMA FORMA DE ENTENDER O MUNDO QUE HABITAMOS, A PARTIR DA SUA PRESENÇA NA SALA DE AULA, CONSIDERANDO A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO.