O TRABALHO AQUI PRESENTE TEM POR INTUITO, RELATAR A EXPERIÊNCIA OBTIDA AO MINISTRAR E APLICAR UMA PRÁTICA DO CONTEÚDO “PROPRIEDADES COLIGATIVAS” EM UMA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, TAL EXPERIENCIA FOI REALIZADA COM O ENFOQUE PRINCIPAL DE RESSALTAR A CARACTERÍSTICA DE ABAIXAMENTO DO PONTO DE CONGELAMENTO (CRIOSCOPIA). PARA QUE TAL PROPRIEDADE FOSSE EXPLORADA DE FORMA SIGNIFICATIVA, UTILIZAMOS DIVERSOS RECURSOS, ENTRE ELES O USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO AOS ESTUDANTES, CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO ALIADA A UMA EXPLICAÇÃO TEÓRICA DO TEMA E ASSOCIAÇÃO DO CONTEÚDO COM SITUAÇÕES VIVIDAS PELOS MESMOS. NO DECORRER DA AULA TEÓRICA OS ALUNOS MOSTRAVAM-SE BASTANTE DISPERSOS E ALHEIOS A EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO, HAJA VISTA ESSE ASSUNTO É TIDO COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO POR PARCELA DO PÚBLICO DISCENTE, QUE NÃO CONSEGUE DIRETAMENTE ASSOCIA-LO COM EXPERIÊNCIAS ROTINEIRAS, TAL QUADRO DE DIFICULDADE FOI RESOLVIDO, DIANTE, TANTO DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA, QUANTO DOS EXEMPLOS DE SITUAÇÕES REAIS ONDE A CRIOSCOPIA É OBSERVADA. FOI POSSÍVEL CHEGARMOS A TAL CONCLUSÃO UMA VEZ QUE OS ESTUDANTES SÓ PASSARAM A CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA AULA QUANDO TAIS EXEMPLOS E A PRÁTICA FORAM CITADOS.