O TRABALHO CONVIDA ÀS REFLEXÕES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE, PARTICULARMENTE, PERMEADAS POR COMPREENSÕES DE “PROFESSORES-ALUNOS”, NOS CAMINHOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA. OBJETIVA-SE, SOBRETUDO, DEMONSTRAR AS RELAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, SOB A PERSPECTIVA DE GRADUANDOS QUE TRAZEM AOS ESPAÇOS ACADÊMICOS, BAGAGENS EXPERIENCIAIS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OBJETIVAS. DESTACA-SE A ESTE FIM, RESSALTAR AS RESSIGNIFICAÇÕES E/OU CONSTRUÇÕES NA AUTOAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE, NO PROCESSO DA GRADUAÇÃO, ENVOLVIDA PELA ROUPAGEM DE UMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, CALCADA NOS DIÁLOGOS EPISTEMOLÓGICOS EMPREENDIDOS PELO PROFESSOR-ALUNO. TENCIONA-SE NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO, CORROBORAR AS RELAÇÕES CONSTRUTIVAS DO CAMPO ACADÊMICO, TOMANDO COMO NORTE AS COMPREENSÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE RECONFIGURAM AS ATIVIDADES DOCENTES, ALIADAS À FINALIDADE DA RELAÇÃO ENTRE OS CAMINHOS ACADÊMICOS COM REALIDADES PROVENIENTES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA VALIDAÇÃO DE RESSIGNIFICAÇÕES DO PAPEL PROFISSIONAL DO PEDAGOGO SUBLINHA ENQUANTO BASE ESTRUTURANTE A REAFIRMAÇÃO DA LUTA POR VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL EFETIVA, COMO CONTRAPONTO À REALIDADE SOCIOPOLÍTICA QUE DESQUALIFICA, CRESCENTEMENTE, A EDUCAÇÃO PÚBLICA.