ESTA COMUNICAÇÃO ORAL TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE INDICADORES SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NO ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. UTILIZANDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA, ESSA PESQUISA COMPREENDE O RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO PRODUZIDA NO ANO DE 2019 NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, QUE SE EMBASOU NA PESQUISA DOCUMENTAL E NA INTERNET PARA A COLETA DE SEUS DADOS. A LUZ DA MESMA PODEMOS PERCEBER QUE EMBORA HAJA MUITOS AVANÇOS NO PLANO JURÍDICO REFERENTE AO ACESSO AOS DIREITOS PELAS PCD NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, PRINCIPALMENTE A PARTIR DA CONVENÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE OCORREU EM 2008 ,O DEBATE ACERCA DA INCLUSÃO AINDA CARECE DE AVANÇOS NA GESTÃO PÚBLICA.