ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DAS CONSTRUÇÕES DA COMUNIDADE ARAÇÁ PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA, OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS INDÍGENAS, DESENVOLVIDA COM EDUCANDOS INDÍGENAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA EM RORAIMA. A METODOLOGIA APLICADA TEVE COMO PARADIGMA OS SABERES MATEMÁTICOS LOCAIS, QUE FORAM TRABALHADOS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA ETNOMATEMÁTICA, CONTEXTUALIZADOS NO FORMATO, COBERTURA, PLANTA BAIXA E ESTRUTURAS DAS MORADIAS TRADICIONAIS INDÍGENAS. DISTINTOS CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA FORAM CONSTATADOS E RELACIONADOS AOS ASPECTOS ETNOMATEMÁTICOS AGREGADOS NA PESQUISA. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DE TÉCNICAS NA EDIFICAÇÃO DE SEUS AMBIENTES DE CONVÍVIO, AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E SUSTENTÁVEIS DA COMUNIDADE QUE PODEM SER UTILIZADOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. OS DADOS E A ANÁLISE DOS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TÉCNICOS DA ARQUITETURA DAS EDIFICAÇÕES INDÍGENAS POR UM SUJEITO DA PESQUISA