O PRESENTE TRABALHO VERSARÁ SOBRE QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS PARA QUE A PARTIR DE SUAS DEFINIÇÕES E DISCUSSÕES MAIS FINAS NO QUE SE REFERE AS ORIGENS DOS PONTOS CRÍTICOS PERCEBIDOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA VIDA SUSTENTÁVEL POSSAM SER TRANSFORMADOS EM PRÁTICAS DA VIDA HUMANA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INSTITUCIONALIZADA. ASSIM TEREMOS COMO OBJETIVO ACLARAR O PARADIGMA EXISTENTE ENTRE A TEORIA E PRÁTICA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL TENDO COMO RESULTADO A CONSONÂNCIA ENTRE ESTAS DUAS VERTENTES E CONCOMITANTE O FIM DA DICOTOMIA ENTRE AS PARTES. POR CONSEGUINTE O TRABALHO FOI REALIZADO ATRAVÉS DO MÉTODO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TOMANDO COMO BASE AS CONTRIBUIÇÕES DE MACHADO (2007), HELENA (2010), OLIVEIRA (2011), SATO (1997), ENTRE OUTROS NO INTUITO DE ENFATIZAR AS RAÍZES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEUS DESTINOS E COMO PODERÁ OCORRER EM NOSSA SOCIEDADE. TENDO COMO PONTO DE CHEGADA A INTENÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA QUE A MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA TENHA QUALIDADE E EQUILÍBRIO NOS SEUS PROCESSOS NATURAIS OU PROVOCADOS POR O HOMEM.