O PRESENTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, QUE, COMO AVALIAÇÃO TRIMESTRAL, PROPÔS QUE OS ESTUDANTES DESENVOLVESSEM UMA PESQUISA CIENTÍFICA ORIENTADA, ENVOLVENDO O ASSUNTO DE FÍSICA TÉRMICA, QUE FOI O OBJETO DO CONHECIMENTO ABORDADO NO TRIMESTRE AVALIADO. O CONTEXTO NO QUAL NOSSO TRABALHO SE DESENVOLVEU FOI NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA SOCIOINTERACIONISTA. A AVALIAÇÃO DEU-SE DE FORMA CONTÍNUA, NÃO APENAS NO DIA DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS. A AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM REALIZADA FOI, POR SUA PRÓPRIA CONCEPÇÃO, INTERDISCIPLINAR E ENVOLVEU COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE EXTRAPOLAM, DE MANEIRA VANTAJOSA, ABORDAGENS DE ASSUNTOS EXCLUSIVOS DA DISCIPLINA. A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO NOS MOLDES PROPOSTOS NO PRESENTE TRABALHO DEMONSTROU SER MAIS EFICIENTE DO QUE AQUELAS REALIZADAS NO FORMATO TRADICIONAL. PARA ANALISAR OS RESULTADOS, COMPARAMOS OS GRAUS OBTIDOS (EM TERMOS PERCENTUAIS) ENTRE OS ANOS DE 2016 A 2019. NOTAMOS QUE, NA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS, NÃO HOUVE NENHUM GRAU INSUFICIENTE, ENQUANTO QUE OS CONCEITOS EXECELENTE E MUITO BOM APRESENTARAM ÍNDICES BASTANTE SIGNIFICATIVOS QUANDO COMPARADOS COM OS OUTROS ANOS. A EVOLUÇÃO DOS GRAUS OBTIDA COM A NOSSA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DEIXA CLARO QUE O PROCEDIMENTO ADOTADO CUMPRIU OS OBJETIVOS PREVISTOS, PRINCIPALMENTE NO COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR.