O AUMENTO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICOS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SIDO MOTIVO DE PREOCUPAÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E TAMBÉM DA ÁREA DA PSICOLOGIA, DEVIDO AO SEU IMPACTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISCUTIR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, A QUAL SE CONTRAPÕE À CONCEPÇÃO BIOLÓGICA E NATURALIZANTE DO DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES HUMANAS. O ESTUDO, DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, INICIALMENTE APRESENTA O DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO RESULTADO DE UM PROCESSO DIALÉTICO E EMINENTEMENTE SOCIAL; NA SEQUÊNCIA DIFERENCIA ATENÇÃO INVOLUNTÁRIA E ATENÇÃO VOLUNTÁRIA E COMO ELAS SE DESENVOLVEM; E POR FIM, PROBLEMATIZA SOBRE OS DESAFIOS QUE SE COLOCAM À PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AO PAPEL DO PROFESSOR QUE HISTORICAMENTE TEM COMO FUNÇÃO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO.