O PRESENTE ARTIGO TRATA DA INVESTIGAÇÃO EMPREENDIDA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL MATIAS BECK, NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE, COM O PROPÓSITO DE IDENTIFICAR OS DESAFIOS À GESTÃO DAS ATIVIDADES ELETIVAS DURANTE O TRIÊNIO 2016-2018, BEM COMO PROPOR UM PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL COM ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS, A PARTIR DA ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS. A PESQUISA, PAUTADA NA METODOLOGIA DE ESTUDO DE CASO, TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO OCORRERAM O PLANEJAMENTO, A DIVULGAÇÃO, A EXECUÇÃO E A AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ELETIVAS. PARA ISSO, FORAM ABORDADOS, INICIALMENTE, O CONTEXTO DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO CEARÁ E AS CIRCUNSTÂNCIAS DO PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA O TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA PESQUISADA. FUNDAMENTADA, EM ESPECIAL, POR CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, A COLETA DE DADOS CONTOU COM TÉCNICAS DE CONSULTA A LEIS E DOCUMENTOS OFICIAIS, EXAME DE REGISTROS, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. AS EVIDÊNCIAS REUNIDAS INDICARAM PROBLEMAS OCASIONADOS, SOBRETUDO, PELO CARÁTER RECENTE DA CITADA POLÍTICA EDUCACIONAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ, APONTANDO PARA A NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE AJUSTES REFERENTES À GESTÃO DOS TEMPOS ELETIVOS, VISANDO À APROPRIADA ADEQUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO AO PROGRAMA EMTI.