A BIOLOGIA TEM SIDO CONSIDERADA DESAFIADORA DEVIDO À COMPLEXIDADE DOS OBJETOS DE ESTUDO ALÉM DE SER TRABALHADO DISTANTE DA REALIDADE DOS ESTUDANTES. A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR E ESTABELECER COMO A ETNOBOTÂNICA É UM IMPORTANTE ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO, EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA, FOI REALIZADO UM INVENTÁRIO ATRAVÉS DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DAS PLANTAS SÃO CULTIVADAS PELOS FAMILIARES DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA – MA, OS DADOS OBTIDOS FORAM TABELADOS NO SOFTWARE EXCEL 2013. NA PESQUISA OBTEVE-SE UM TOTAL DE 21 PLANTAS UTILIZADAS/CULTIVADAS. SENDO A MAIORIA ENQUADRADA EM PLANTAS MEDICINAIS (67%), SEGUIDO POR PLANTAS ORNAMENTAIS (19%) E ALIMENTÍCIAS (14%), SENDO CULTIVADAS GERALMENTE PELAS MÃES E AVÓS DOS ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DESSA ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA FOI UM MÉTODO EFICAZ PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, POSSIBILITANDO A TROCA DE SABERES ENTRE A ESCOLA, ESTUDANTES E FAMILIARES APROXIMANDO ASSIM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS COM A REALIDADE EM QUE OS ESTUDANTES ESTÃO INSERIDOS, SENDO UM GRANDE ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.