O ARTIGO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO, MOSTRANDO COMO É INDISPENSÁVEL ADOTAR MEDIDAS SUSTENTÁVEIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. PARA ISSO É REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA EM REFERÊNCIAS TEÓRICAS COM A FINALIDADE DE FAZER ABORDAGENS SOBRE O ENVOLVIMENTO ENTRE O ENSINO NO ÂMBITO ESCOLAR, A SUSTENTABILIDADE E A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PORTANTO, A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR DEVE SER DESENVOLVIDA COM A FINALIDADE DE ALERTAR OS ESTUDANTES PARA UMA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE E PASSEM A TER PRÁTICAS CORRETAS DOS VALORES RELACIONADOS À SUA PRESERVAÇÃO E BENFEITORIA. ESSA INTERAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS POSSIBILITA A AMPLIAÇÃO DE UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DENTRO DA ESCOLA, ASSIM COMO DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DE FORMA MAIS SUSTENTÁVEL EM BENEFÍCIO DA COMUNIDADE E DE TODOS.