ESTE ESTUDO PRETENDE ANALISAR AS PRÁTICAS LITERÁRIAS DOS CONTOS DE FADAS NO TOCANTE AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A LUDICIDADE NA FORMA DE SONS, CORES E LETRAS ENCANTA E FACILITA A APRENDIZAGEM DO ALUNO QUE INICIA O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO SABER. PARA TANTO FOI ADOTADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO BASE PARA FUNDAMENTAR E AMPLIAR ESSA CONTENDA. O ESTUDO ATRIBUI AO PROFESSOR IMPORTANTE PAPEL DE MEDIADOR POR SE TRATAR DE UM PROCESSO CONTÍNUO QUE SE CONSTITUI A LONGO PRAZO. TENDO EM VISTA QUE AS SITUAÇÕES DE LEITURA FAZEM PARTE DA VIDA DA CRIANÇA ANTES, DURANTE E DEPOIS DO SEU INGRESSO À ESCOLA, POR ISSO TORNA-SE RELEVANTE SUAS CONTRIBUIÇÕES, CABE RESSALTAR QUE A UTILIZAÇÃO DE DIVERSAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA FAVORECE O APRIMORAMENTO E USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMUNS AO COTIDIANO DAS CRIANÇAS.