ESTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, MAIS ESPECIFICAMENTE NO QUE TANGE AO PROCESSO QUE REGE A ESCOLHA DO GESTOR ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE AREZ/RN. EM LINHAS GERAIS, SÃO ELENCADOS ELEMENTOS QUE SERVIRÃO À REFLEXÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, BEM COMO APRESENTAMOS UM BREVE PANORAMA DA GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE AREZ/RN, PARTINDO DO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO E EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO, INCLUINDO O PROCESSO DE SELEÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, TENTANDO ESTABELECER SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DO ENSINO OFERTADA. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSTA DE ENFOQUE QUALITATIVO, UTILIZANDO-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ENFATIZANDO AUTORES COMO PARO(1990), SANTOS E PRADO(2013) E GOMES(2013), BEM COMO A LEGISLAÇÃO PERTINENTE À TEMÁTICA PROPOSTA. OBSERVOU-SE QUE A AUSÊNCIA DE UM ENTENDIMENTO INTEGRAL ACERCA DA DEMOCRACIA NA ESCOLA ENFRAQUECE A CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO DE QUALIDADE. DEMOCRACIA ESSA QUE VAI ALÉM DE ELEIÇÕES PARA GESTORES ESCOLARES, UMA VEZ QUE O FATO DO GESTOR SER UM PARTÍCIPE DA COMUNIDADE LOCAL LEVA À COMUNIDADE ESCOLAR A DESCONSIDERAR SUAS HABILIDADES, FORMAÇÃO E CAPACIDADE TÉCNICA AO CARGO, NECESSITANDO EM DETERMINADAS SITUAÇÕES TERCEIRIZAR SERVIÇOS RELACIONADOS ÀS DEMANDAS BUROCRÁTICAS INERENTES ÀS SUAS FUNÇÕES DE GESTOR, EVIDENCIANDO A A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, NESSE CASO NO MUNICÍPIO DE AREZ/RN, CONDIÇÃO PRIMORDIAL À MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA QUE SE COMPROMETA EM DIALOGAR COM AS NECESSIDADES DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA ESCOLA.