ESTE ARTIGO RELATA EXPERIÊNCIA EDUCOMUNICATIVA REALIZADA TENDO POR BASE A PEDAGOGIA DA COMUNICAÇÃO E A PRODUÇÃO MIDIÁTICA COM O OBJETIVO DE PREPARAR PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CIDADÃ PROFESSOR ITAN PEREIRA, EM CAMPINA GRANDE (PB), PARA SE APROPRIAREM DE METODOLOGIAS DIDÁTICAS DIALÓGICAS E DIVERSIFICAREM SUAS PRÁTICAS, VISANDO QUALIFICAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM AULAS CURRICULARES OU EM ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES. OS DOCENTES FORAM ORIENTADOS NA UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE ANIMAÇÃO STOP MOTION EM SUAS AULAS, DE ACORDO COM A DISCIPLINA QUE MINISTRAM. PARA TANTO, UTILIZARAM RECURSOS COMO: APLICATIVOS DE APARELHOS CELULARES, COMPUTADORES, PROJETORES ENTRE OUTROS. TIVEMOS ÊXITO NA APLICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, OS PROFESSORES DEMONSTRARAM ENTUSIASMO COM A CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CONFIRMAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE IR ALÉM DAS AULAS CONVENCIONAIS, TORNANDO A RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM MAIS ATRATIVA COM O USO DA CRIATIVIDADE E DA AUTENTICIDADE EM ATIVIDADES QUE PROPORCIONEM UMA RELAÇÃO COMUNICACIONAL DIALÓGICA E INTERATIVA NA ESCOLA.