NA ATUALIDADE, NO BRASIL NOS DEPARAMOS COM UMA QUESTÃO IMPORTANTÍSSIMA AO SE TRATAR DE EDUCAÇÃO, NOTA-SE QUE INÚMERAS CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 9 E 13 ANOS AINDA NÃO LEEM ,PORÉM ESTÃO DEVIDAMENTE MATRICULADOS EM ESCOLAS REGULARES E MAIS PRECISAMENTE NO QUINTO AO FUNDAMENTAL , OUTRA PARCELA CONSIDERÁVEL DESSES ESTUDANTES MESMO SABENDO LER NÃO COMPREENDEM O QUE LEEM POIS NÃO POSSUEM UMA LEITURA SIGNIFICATIVA ,SEU VOCABULÁRIO É CARENTE DE PALAVRAS POR FALTA DE LEITURA. PORTANTO É PRECISO QUE OS PROFESSORES COMPREENDAM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E ASSIM DESENVOLVER COM AUTONOMIA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, TENDO EM VISTA UMA ALFABETIZAÇÃO SIGNIFICATIVA. O PRESENTE TEXTO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE CAMPO, QUE TEVE COM O OBJETIVO ALERTAR A GRANDE LACUNA QUE SÓ CRESCER A CADA ANO EM NOSSAS ESCOLAS PÚBLICAS, POIS COMO FOI PROVADO NA PRESENTE PESQUISA O ENSINO PRIVADO NÃO ENFRENTA ESSES PROBLEMAS NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS EDUCANDOS, COM ISSO VEMOS QUE PRECISAMOS BUSCAR SOLUÇÕES PARA MELHORAR NOSSO ENSINO PÚBLICO ONDE PODEMOS INSERIR NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E AVALIAR PORQUÊ NÃO SE TEM ÊXITO. CONCLUINDO ASSIM, QUE AINDA EXISTE TEMPO PARA REVERTER ESSE QUADRO E ASSIM JUNTAMENTE COM TODA A COMUNIDADE ESTUDANTIL PÚBLICA AUMENTAR ESSES ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO QUE TANTO SE DIALOGA NO COTIDIANO ESCOLAR.