O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR UMA ANÁLISE SOBRE O SISTEMA DE NUCLEAÇÃO EM APODI, MUNICÍPIO INTERIORANO DO RIO GRANDE DO NORTE, HABITADO POR 34.736(IBGE, 2017), COM UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO POVOANDO OS ASSENTAMENTOS E COMUNIDADES RURAIS, SENDO 17.332 MORADORES (CENSO,2010).
NO CAMPO CIENTÍFICO AINDA HÁ MUITO A DESENVOLVER-SE SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO, ONDE AS INQUIETAÇÕES SÃO RELEVANTES E PREPONDERANTES, TENDO EM VISTA QUE HISTORICAMENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL, AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A EDUCAÇÃO NO CAMPO TÊM SIDO RELEGADAS AO ESQUECIMENTO. UM DOS FATORES É A ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADES QUE OS PODERES PÚBLICOS SE ABSTÊM NO TOCANTE AO TRATAMENTO DIFERENCIADO DADO AOS SUJEITOS DE DIREITOS DESSE ESPAÇO (MORAIS, 2017).
O ESTUDO INVESTIGA QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE NUCLEAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE APODI-RN, QUE ADOTOU UM PROCESSO DIFERENCIADO AO IMPLEMENTAR OS NÚCLEOS MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (NUMEC), QUE COMPORTA 4 UNIDADES ESCOLARES OU MAIS COM O OBJETIVO DE DESCENTRALIZAR A GESTÃO ESCOLAR, E GARANTIR UM MAIOR SUPORTE AS ESCOLAS DENTRO DA REALIDADE DO MUNICÍPIO.