ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A MEDIAÇÃO DE LEITURA COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DE 5ª SERIE, NA EEIEF GUARARU, EM CAUCAIA (CE). A PARTIR DESSE TRABALHO FOI POSSÍVEL LEVANTAR OBSERVAÇÕES E ANÁLISES DE COMO A MEDIAÇÃO DE LEITURA CONSTITUI-SE EM UMA ALTERNATIVA POSITIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES, POIS ALÉM DE ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA É, MUITAS VEZES, A ÚNICA FORMA DE ACESSO À LEITURA LÚDICA A QUE ESSES ALUNOS TÊM ACESSO. NESSE TRABALHO É TAMBÉM ANALISADA A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A VIDA, E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DE SUA APROPRIAÇÃO. A PARTIR DESSAS OBSERVAÇÕES BUSCA-SE COMPREENDER COMO SE DÁ A TRANSIÇÃO DA APROPRIAÇÃO DA LEITURA A PARTIR DA MEDIAÇÃO.