MULTILETRAMENTOS: ENTRAVES E POSSIBILIDADES
PARA O USO DAS NOVAS TICS NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61172 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 993 "inscrito_id" => 8619 "titulo" => """ MULTILETRAMENTOS: ENTRAVES E POSSIBILIDADES\r\n PARA O USO DAS NOVAS TICS NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA """ "resumo" => "NO CAMPO EDUCACIONAL, NOTA-SE COMO O LETRAMENTO DIGITAL É NECESSÁRIO PARA QUE OS ESTUDANTES ESTEJAM ENVOLVIDOS EM UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. DESSA FORMA, REFLETIR SOBRE O USO DAS MÍDIAS, EXPOR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E VERIFICAR OS ENTRAVES E POSSIBILIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS NOVAS TICS NO AMBIENTE ESCOLAR CONSTITUEM OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSTITUI-SE DE REVISÃO DE LITERATURA E REALIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS A 10 PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA ESCOLA PÚBLICA. SABE-SE QUE O LETRAMENTO DIGITAL POSSIBILITA AOS INDIVÍDUOS A APROPRIAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, POSICIONAMENTO REFLEXIVO DIANTE DA DIVERSIDADE DE TEXTOS E CONTRIBUEM PARA QUE O PROFESSOR REDIMENSIONE SUA PRÁTICA, CONSIDERANDO OS PROPÓSITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VALORES POLÍTICOS, ECONÔMICOS, MORAIS. NESTE SENTIDO, FRENTE À REALIDADE, AOS CONTEÚDOS DOS SISTEMAS DE ENSINO E ÀS INFORMAÇÕES TRAZIDAS PELOS ALUNOS, O DOCENTE PRECISA BUSCAR CAMINHOS QUE CONDUZAM A UMA APRENDIZAGEM MAIS COLABORATIVA E REFLEXIVA. SENDO ASSIM, É PRECISO (RE)PENSAR PRÁTICAS QUE OPORTUNIZEM O ENSINO DE UMA LÍNGUA PLURAL, CONSIDERANDO OS MULTILETRAMENTOS E A HETEROGENEIDADE DA LINGUAGEM E DA CULTURA. DESSA FORMA, APESAR DOS ENTRAVES EXISTENTES PARA A SUA UTILIZAÇÃO, CONSIDERA-SE INDISPENSÁVEL O USO DA TICS NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, HETEROGENEIDADE, ENTRAVES, ENTRAVES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID8619_07082019094612.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA GEAN" "autor_email" => "claudiagean@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61172 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 993 "inscrito_id" => 8619 "titulo" => """ MULTILETRAMENTOS: ENTRAVES E POSSIBILIDADES\r\n PARA O USO DAS NOVAS TICS NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA """ "resumo" => "NO CAMPO EDUCACIONAL, NOTA-SE COMO O LETRAMENTO DIGITAL É NECESSÁRIO PARA QUE OS ESTUDANTES ESTEJAM ENVOLVIDOS EM UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. DESSA FORMA, REFLETIR SOBRE O USO DAS MÍDIAS, EXPOR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E VERIFICAR OS ENTRAVES E POSSIBILIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS NOVAS TICS NO AMBIENTE ESCOLAR CONSTITUEM OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSTITUI-SE DE REVISÃO DE LITERATURA E REALIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS A 10 PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA ESCOLA PÚBLICA. SABE-SE QUE O LETRAMENTO DIGITAL POSSIBILITA AOS INDIVÍDUOS A APROPRIAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, POSICIONAMENTO REFLEXIVO DIANTE DA DIVERSIDADE DE TEXTOS E CONTRIBUEM PARA QUE O PROFESSOR REDIMENSIONE SUA PRÁTICA, CONSIDERANDO OS PROPÓSITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VALORES POLÍTICOS, ECONÔMICOS, MORAIS. NESTE SENTIDO, FRENTE À REALIDADE, AOS CONTEÚDOS DOS SISTEMAS DE ENSINO E ÀS INFORMAÇÕES TRAZIDAS PELOS ALUNOS, O DOCENTE PRECISA BUSCAR CAMINHOS QUE CONDUZAM A UMA APRENDIZAGEM MAIS COLABORATIVA E REFLEXIVA. SENDO ASSIM, É PRECISO (RE)PENSAR PRÁTICAS QUE OPORTUNIZEM O ENSINO DE UMA LÍNGUA PLURAL, CONSIDERANDO OS MULTILETRAMENTOS E A HETEROGENEIDADE DA LINGUAGEM E DA CULTURA. DESSA FORMA, APESAR DOS ENTRAVES EXISTENTES PARA A SUA UTILIZAÇÃO, CONSIDERA-SE INDISPENSÁVEL O USO DA TICS NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, HETEROGENEIDADE, ENTRAVES, ENTRAVES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID8619_07082019094612.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA GEAN" "autor_email" => "claudiagean@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }