NO CAMPO EDUCACIONAL, NOTA-SE COMO O LETRAMENTO DIGITAL É NECESSÁRIO PARA QUE OS ESTUDANTES ESTEJAM ENVOLVIDOS EM UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. DESSA FORMA, REFLETIR SOBRE O USO DAS MÍDIAS, EXPOR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E VERIFICAR OS ENTRAVES E POSSIBILIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS NOVAS TICS NO AMBIENTE ESCOLAR CONSTITUEM OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSTITUI-SE DE REVISÃO DE LITERATURA E REALIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS A 10 PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA ESCOLA PÚBLICA. SABE-SE QUE O LETRAMENTO DIGITAL POSSIBILITA AOS INDIVÍDUOS A APROPRIAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, POSICIONAMENTO REFLEXIVO DIANTE DA DIVERSIDADE DE TEXTOS E CONTRIBUEM PARA QUE O PROFESSOR REDIMENSIONE SUA PRÁTICA, CONSIDERANDO OS PROPÓSITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VALORES POLÍTICOS, ECONÔMICOS, MORAIS. NESTE SENTIDO, FRENTE À REALIDADE, AOS CONTEÚDOS DOS SISTEMAS DE ENSINO E ÀS INFORMAÇÕES TRAZIDAS PELOS ALUNOS, O DOCENTE PRECISA BUSCAR CAMINHOS QUE CONDUZAM A UMA APRENDIZAGEM MAIS COLABORATIVA E REFLEXIVA. SENDO ASSIM, É PRECISO (RE)PENSAR PRÁTICAS QUE OPORTUNIZEM O ENSINO DE UMA LÍNGUA PLURAL, CONSIDERANDO OS MULTILETRAMENTOS E A HETEROGENEIDADE DA LINGUAGEM E DA CULTURA. DESSA FORMA, APESAR DOS ENTRAVES EXISTENTES PARA A SUA UTILIZAÇÃO, CONSIDERA-SE INDISPENSÁVEL O USO DA TICS NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA.