ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A SITUAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA RELACIONADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA, ANALISANDO OS FATORES QUE DIFICULTAM SUA APRENDIZAGEM, MORMENTE, NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PUBLICAÇÕES DE ÓRGÃOS OFICIAIS BRASILEIROS SOBRE ASPECTOS REFERENTES À SITUAÇÃO EDUCACIONAL DO ENSINO – APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, PUBLICADOS EM 2013, ENFOCANDO AS IDEIAS DE ALGUNS AUTORES DA ÁREA, VISANDO À COMPREENSÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS SOBRE A APRENDIZAGEM E DISCUTINDO AS POSSÍVEIS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR E AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NEGATIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ESTUDO CONCLUIU QUE EXISTE UMA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DESFAVORÁVEL NO QUE TANGE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, NO PAÍS, NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO APROPRIADO CORRESPONDENTE À FAIXA DE ESCOLARIZAÇÃO NOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO. CONTUDO, AO SE ANALISAR TODO O CONJUNTO DE VARIÁVEIS, FOI POSSÍVEL INFERIR QUE A PROBLEMÁTICA É CONSEQUÊNCIA DA FALTA DE UM MONITORAMENTO DOS RESULTADOS PARA INSERÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO MAIS EFICIENTES. OS ACHADOS EVIDENCIAM ÍNDICES EDUCACIONAIS PREOCUPANTES, REVELANDO QUE O ENSINO DA MATEMÁTICA É ALGO NEGLIGENCIADO PELO PODER PÚBLICO SENDO NECESSÁRIA UMA INTERVENÇÃO EM SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR OS NUMEROSOS ENTRAVES ESTABELECIDOS PELA PROBLEMÁTICA DO ENSINO - APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.