MOVIMENTOS DE RUPTURA E LINHAS DE CONTINUIDADE DE UMA GRAMÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA DE 1980 COM A TRADIÇÃO GRAMATICAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61159 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3761 "inscrito_id" => 12825 "titulo" => "MOVIMENTOS DE RUPTURA E LINHAS DE CONTINUIDADE DE UMA GRAMÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA DE 1980 COM A TRADIÇÃO GRAMATICAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVOU PERCEBER MOVIMENTOS DE RUPTURA E/OU CONTINUIDADE EM UMA GRAMÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA DE 1980, DÉCADA EM QUE A VIRADA SOCIODISCURSIVA NA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA SE ENCONTRAVA EM SUA FASE DE DESENVOLVIMENTO (GUEIROS, 2019). AQUI, ANALISAMOS A OBRA GRAMÁTICA PEDAGÓGICA, DE MESQUITA E MARTOS, PUBLICADA EM 1980, PELA EDITORA SARAIVA. PARA EMPREENDER ESTA ANÁLISE, CONSIDERAMOS OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUE CONCEPÇÕES LINGUÍSTICAS ESTÃO IMBRICADAS NO MANUAL ANALISADO? DESENVOLVE-SE UMA RETÓRICA DE RUPTURA (MURRAY, 1994) COM A TRADIÇÃO GRAMATICAL? PARA TANTO, ELENCAMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: I) PERCEBER OS DISCURSOS DE RUPTURA E/OU CONTINUIDADE NA APRESENTAÇÃO DA GRAMÁTICA ESCOLAR ANALISADA; II) ANALISAR A GRAMÁTICA EM SUA IMANÊNCIA, PARTICULARMENTE A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE SINTAXE, A FIM DE OBSERVAR SE O MANUAL APRESENTA UMA TENTATIVA DE DESFILIAÇÃO COM A TRADIÇÃO GRAMATICAL. SITUAMO-NOS NO CAMPO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA (HL), ENTENDIDA COMO ÁREA INTERDISCIPLINAR DENTRO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DAS IDEIAS (SWIGGERS, 2013). A FIM DE ABARCARMOS AS DIMENSÕES EXTERNA E INTERNA NECESSÁRIAS AO TRABALHO HISTORIOGRÁFICO, UTILIZAMOS DOIS PRINCÍPIOS PROPOSTOS POR KOERNER (1996) PARA EMPREENDER UMA PESQUISA EM HL, A SABER: CONTEXTUALIZAÇÃO E IMANÊNCIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE, APESAR DE TER SIDO PRODUZIDA À ÉPOCA DE DESENVOLVIMENTO DA VIRADA SOCIODISCURSIVA, A GRAMÁTICA ANALISADA NÃO TRAZ EM SEU TEXTO DE APRESENTAÇÃO UMA RETÓRICA DE RUPTURA COM A TRADIÇÃO GRAMATICAL. NA MESMA DIREÇÃO, OS CONTEÚDOS DE SINTAXE ANALISADOS CONFIRMARAM QUE A OBRA AINDA APRESENTA FORTE FILIAÇÃO COM O “PARADIGMA TRADICIONAL DE GRAMATIZAÇÃO” (VIEIRA, 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA ESCOLAR, TRADIÇÃO GRAMATICAL, VIRADA SOCIODISCURSIVA, HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID12825_24092019225820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "NATÁSSIA RIBEIRO" "autor_email" => "natassiathais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61159 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3761 "inscrito_id" => 12825 "titulo" => "MOVIMENTOS DE RUPTURA E LINHAS DE CONTINUIDADE DE UMA GRAMÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA DE 1980 COM A TRADIÇÃO GRAMATICAL" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVOU PERCEBER MOVIMENTOS DE RUPTURA E/OU CONTINUIDADE EM UMA GRAMÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA DE 1980, DÉCADA EM QUE A VIRADA SOCIODISCURSIVA NA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA SE ENCONTRAVA EM SUA FASE DE DESENVOLVIMENTO (GUEIROS, 2019). AQUI, ANALISAMOS A OBRA GRAMÁTICA PEDAGÓGICA, DE MESQUITA E MARTOS, PUBLICADA EM 1980, PELA EDITORA SARAIVA. PARA EMPREENDER ESTA ANÁLISE, CONSIDERAMOS OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUE CONCEPÇÕES LINGUÍSTICAS ESTÃO IMBRICADAS NO MANUAL ANALISADO? DESENVOLVE-SE UMA RETÓRICA DE RUPTURA (MURRAY, 1994) COM A TRADIÇÃO GRAMATICAL? PARA TANTO, ELENCAMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: I) PERCEBER OS DISCURSOS DE RUPTURA E/OU CONTINUIDADE NA APRESENTAÇÃO DA GRAMÁTICA ESCOLAR ANALISADA; II) ANALISAR A GRAMÁTICA EM SUA IMANÊNCIA, PARTICULARMENTE A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE SINTAXE, A FIM DE OBSERVAR SE O MANUAL APRESENTA UMA TENTATIVA DE DESFILIAÇÃO COM A TRADIÇÃO GRAMATICAL. SITUAMO-NOS NO CAMPO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA (HL), ENTENDIDA COMO ÁREA INTERDISCIPLINAR DENTRO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DAS IDEIAS (SWIGGERS, 2013). A FIM DE ABARCARMOS AS DIMENSÕES EXTERNA E INTERNA NECESSÁRIAS AO TRABALHO HISTORIOGRÁFICO, UTILIZAMOS DOIS PRINCÍPIOS PROPOSTOS POR KOERNER (1996) PARA EMPREENDER UMA PESQUISA EM HL, A SABER: CONTEXTUALIZAÇÃO E IMANÊNCIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE, APESAR DE TER SIDO PRODUZIDA À ÉPOCA DE DESENVOLVIMENTO DA VIRADA SOCIODISCURSIVA, A GRAMÁTICA ANALISADA NÃO TRAZ EM SEU TEXTO DE APRESENTAÇÃO UMA RETÓRICA DE RUPTURA COM A TRADIÇÃO GRAMATICAL. NA MESMA DIREÇÃO, OS CONTEÚDOS DE SINTAXE ANALISADOS CONFIRMARAM QUE A OBRA AINDA APRESENTA FORTE FILIAÇÃO COM O “PARADIGMA TRADICIONAL DE GRAMATIZAÇÃO” (VIEIRA, 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA ESCOLAR, TRADIÇÃO GRAMATICAL, VIRADA SOCIODISCURSIVA, HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID12825_24092019225820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "NATÁSSIA RIBEIRO" "autor_email" => "natassiathais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }