O ENSINO DA MATEMÁTICA DEVE SER DINÂMICO, ABRANGENDO À REALIDADE DO ALUNO, DANDO SIGNIFICADO AO CONTEÚDO QUE É APLICADO, COMO DESCRITO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. UMA FERRAMENTA QUE PERMITE ALIAR A MATEMÁTICA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO DO ALUNO É A MODELAGEM MATEMÁTICA. ASSIM, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, TRAZENDO QUESTIONAMENTOS E CONSTRUÇÕES ANTES MESMO DE INTRODUZIR CONCEITOS MATEMÁTICOS. ATRAVÉS DE REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TEMA, ESTE ARTIGO COMEÇA ANALISANDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO MATEMÁTICO CONTEXTUALIZADO, DEPOIS ABORDA AS REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS COMO FORMA DE DEMONSTRAR UM PENSAMENTO ATRAVÉS DA LINGUAGEM DA MATEMÁTICA, E, POR FIM, MOSTRA-SE ARTIGOS E AUTORES CONCEITUADOS MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA, A PRINCIPIO COMO RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA, E EM SEGUIDA COMO POTENCIAL FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO. COM ISSO PRETENDE-SE COM A APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA, DESPERTAR UMA VISÃO DIFERENTE PARA OS ALUNOS DO QUE É MATEMÁTICA, MOSTRANDO QUE ELA NÃO APENAS ESTÁ PRESENTE NO NOSSO COTIDIANO, MAS QUE ATRAVÉS DELA PODEMOS INTERFERIR NO NOSSO MEIO, BUSCANDO RESPOSTAS PARA OS PROBLEMAS DA VIDA REAL USANDO O QUE APRENDEMOS EM SALA DE AULA.