O USO DA CARTOGRAFIA DATA DE CENTENAS DE ANOS, DESDE OS PRIMÓRDIOS DAS GRANDES CIVILIZAÇÕES, MESMO ANTES DA UNIFICAÇÃO DA GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA, NO SÉCULO XIX. NO ENTANTO, MESMO APÓS A FORMALIZAÇÃO DA CIÊNCIA ACADÊMICA, A MESMA AINDA DETÉM BARREIRAS NO ENSINO DE, PRINCIPALMENTE, CARTOGRAFIA, DEVIDO À PRÁTICA DOCENTE E MÉTODOS HISTÓRICOS DE ABRANGÊNCIA DO ASSUNTO INSUFICIENTE, OU ESCASSO, NAS ACADEMIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. COMO FORMA DE CONTORNAR ESSA SITUAÇÃO DE DÉFICIT DE APRENDIZAGEM EM TEMAS RELACIONADOS À CARTOGRAFIA, ESTE TRABALHO BUSCA SUBSIDIAR MEIOS DE MELHORIA PARA ESSA DIFICULDADE A PARTIR DA MULTIDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE PELA EXPERIÊNCIA DE UM JOGO DE TABULEIRO, APLICADO COM UM GRUPO DE ESTUDANTES, COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA CARTOGRAFIA, VISTA A NECESSIDADE DE ABRANGÊNCIA DESTA ÁREA, INTIMAMENTE LIGADA À GEOGRAFIA, QUE APRESENTA UM QUADRO DE NECESSÁRIA INOVAÇÃO METODOLÓGICA, AOS DIVERSOS DOCENTES. A PRÁTICA DO GAME É UM EXERCÍCIO MAIS DO QUE GEOGRÁFICO, E QUE PODE SER UTILIZADO COMO MEIO DE APLICABILIDADE DE NOÇÕES DE ESPAÇO, LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS.