A PRESENTE PESQUISA PROPÕE A DISCUTIR SOBRE OS IMPACTOS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS TEM TRAZIDO AOS PROFESSORES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS FINAIS. DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, PROCURAMOS COMPREENDER O ESTADO DA ARTE SOBRE O PROCESSO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS JUNTAMENTE AO CURRÍCULO PARA, POSTERIORMENTE REFLETIRMOS SOBRE ESSE IMPACTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE E, POR FIM, EXPLICITAR COMO ESSAS AVALIAÇÕES ADENTRAM NAS SALAS DE AULA VERSANDO SOBRE TODO O UNIVERSO ESCOLAR. DEFENDEMOS A HIPÓTESE DE QUE AS TEORIAS SOBRE AVALIAÇÕES EXTERNAS, QUANDO ENGESSADAS NO DIA A DIA ESCOLAR TRAZEM GRANDES CONFLITOS AO PROFESSOR. FUNDAMENTAMOS NOSSA PESQUISA EM GADOTTI (2019), ARROYO (2017), SANTOS (2013) DENTRE OUTROS QUE CORROBORARAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. RESSALTAMOS QUE OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA POR SER CONTRIBUTIVA PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO E FORMAÇÃO. DESSA MANEIRA, ACREDITAMOS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS CONTRIBUEM COM A RESPONSABILIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS, SOBRETUDO, DOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS E TURMAS AVALIADAS.