ATUALMENTE SÃO INÚMEROS OS PROBLEMAS E DESAFIOS PRESENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), SÃO INÚMERAS AS DIFICULDADES AINDA A SEREM SANADAS, DESDE A EVARSÃO ESCOLAR, MÉTODOS DE ENSINO, ATÉ A PRÓPRIA FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL. LOGO ESTE ESTUDO TEVE COMO PERGUNTA NORTEADORA SABER “QUAL A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA EJA NO TOCANTE DO ENSINO DE QUÍMICA?. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTA DISCUSSÃO FOI LEVANTAR DADOS RELATIVOS AOS ASPECTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. A PESQUISA EVIDENCIOU QUE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AINDA PERPASSA POR INÚMERAS DIFICULDADES TANTO NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM, A FALTA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL ADEQUADO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM NESSA MODALIDADE DE ENSINO. JÁ EM RELAÇÃO OS MÉTODOS E PRÁTICAS DE ENSINO UTILIZADAS NA EJA, PARA O ENSINO DE QUÍMICA E O APRENDIZAGEM MOSTROU SER NECESSÁRIO IR ALÉM DA SIMPLES UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM SALA DE AULA, MAS QUE TAMBÉM QUE O PROFESSOR SEJA CAPAZ DE UTILIZAR OS CONHECIMENTOS E HABILIDADES, ASSIM COMO AS PRÓPRIAS HABILIDADES DOS EDUCANDOS. OBTEVE-SE COMO RESULTADO AINDA QUE ATIVIDADES DE CUNHO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA VOLTADAS PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EJA, SE CONFIGURAM COMO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NESSE CONTEXTO, UMA VEZ QUE, A INSERÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS MOSTRA-SE RELEVANTE, NA MEDIDA EM QUE, SÃO CAPAZ DE PROMOVER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUANDO UTILIZADAS EM DIFERENTES CONTEXTOS E NÍVEIS DE ENSINO, PRINCIPALMENTE EM SALAS DA EJA.