RESUMO
NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROMOVER UMA REFLEXÃO EM TORNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS QUE É DESENVOLVIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL, BEM COMO O PAPEL QUE ESSAS ESCOLAS TÊM CUMPRIDO NESTA FORMAÇÃO, SEJA DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA, BUSCANDO UMA VISÃO VOLTADA PARA O PAPEL DE CADA AGENTE ENVOLVIDO NESTE PROCESSO DE FORMAÇÃO, E SE ESSE TIPO DE ENSINO TEM COLABORADO PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR. NA BUSCA POR ESSAS RESPOSTAS, ACHAMOS NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO ACERCA DO TIPO DE SOCIEDADE QUE SE CONSTITUIU NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS, SOCIEDADE ESSA, COMO SE SABE, DE PERFIL FORTEMENTE CAPITALISTA, INFLUENCIANDO ASSIM NA FORMA DE ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, QUE TALVEZ NÃO TENHAM CONSEGUIDO CUMPRIR SEU PAPEL DE MANEIRA MAIS EFETIVA. PARA ISSO, BUSCAMOS AVALIAR SE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MINISTRADA ATUALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS CONSEGUE ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS POR PAULO FREIRE, OU SEJA, COLABORAR PARA LIBERTAÇÃO, PARA CONSTRUÇÃO DE NOVAS IDEIAS A PARTIR DO DIÁLOGO, PELA CONSTANTE BUSCA DA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA. CONTUDO, CONCLUÍMOS QUE NÃO SE PODE FAZER UMA REFLEXÃO DA QUALIDADE E DAS DIFICULDADES DO ENSINO MINISTRADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, EM ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SEM SER AVALIADO AS FRAGILIDADES DAS ESTRUTURAS QUE COMPÕEM AS MESMAS, SEJAM NOS CAMPOS ADMINISTRATIVO, PEDAGÓGICO OU DE FORMAÇÃO HUMANA, RESSALTANDO AS PRÓPRIAS CONTRADIÇÕES QUE SÃO ENCONTRADAS NO INTERIOR DESTAS INSTITUIÇÕES.
PALAVRAS – CHAVE: EDUCAÇÃO, ENSINO PÚBLICO, MODELO.