A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58139 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2640 "inscrito_id" => 7168 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR COMO A SOCIOLINGUÍSTICA, UMA DAS ÁREAS DA LINGUÍSTICA, FAZ-SE NECESSÁRIA E IMPORTANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. DESTACA-SE, TAMBÉM, A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, A PRINCIPAL VERTENTE DESSA SUBÁREA, COMO SENDO UM FATOR IMPORTANTE A SER ESTUDADO, EM TERMOS, PRINCIPALMENTE, DAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS TRAÇADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/CAMPUS MATA NORTE. POR MEIO DOS DADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR AS OPINIÕES E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS LICENCIANDOS SOBRE OS CAMPOS DA SOCIOLINGUÍSTICA E EM COMO ESTA PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. COM BASE NAS RESPOSTAS E NO APOIO TEÓRICO DE LABOV (2001), BORTONI-RICARDO (2005), BAGNO (2007), BEZERRA (2011) E ILARI E BASSO (2006), FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A SEMELHANÇA ENTRE OPINIÕES QUANTO À IMPORTÂNCIA DA SOCIOLINGUÍSTICA, NA SALA DE AULA, E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA LÍNGUA, VISTO QUE ESSE COMPONENTE CURRICULAR CONTRIBUI PARA A PERCEPÇÃO DE QUE A LÍNGUA É UM FATOR HETEROGÊNEO, OU SEJA, NÃO EXISTE UMA ÚNICA FORMA CORRETA DE UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA E, APROPRIANDO-SE DESSA IDEIA, O PROFESSOR EM FORMAÇÃO É CAPAZ DE QUEBRAR PARADIGMAS E PRECONCEITOS QUANTO AOS USOS DA LINGUAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SOCIOLINGUÍSTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7168_25082019200037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALINE DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "malinesbarros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58139 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2640 "inscrito_id" => 7168 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR COMO A SOCIOLINGUÍSTICA, UMA DAS ÁREAS DA LINGUÍSTICA, FAZ-SE NECESSÁRIA E IMPORTANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. DESTACA-SE, TAMBÉM, A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, A PRINCIPAL VERTENTE DESSA SUBÁREA, COMO SENDO UM FATOR IMPORTANTE A SER ESTUDADO, EM TERMOS, PRINCIPALMENTE, DAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS TRAÇADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/CAMPUS MATA NORTE. POR MEIO DOS DADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR AS OPINIÕES E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS LICENCIANDOS SOBRE OS CAMPOS DA SOCIOLINGUÍSTICA E EM COMO ESTA PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. COM BASE NAS RESPOSTAS E NO APOIO TEÓRICO DE LABOV (2001), BORTONI-RICARDO (2005), BAGNO (2007), BEZERRA (2011) E ILARI E BASSO (2006), FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A SEMELHANÇA ENTRE OPINIÕES QUANTO À IMPORTÂNCIA DA SOCIOLINGUÍSTICA, NA SALA DE AULA, E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA LÍNGUA, VISTO QUE ESSE COMPONENTE CURRICULAR CONTRIBUI PARA A PERCEPÇÃO DE QUE A LÍNGUA É UM FATOR HETEROGÊNEO, OU SEJA, NÃO EXISTE UMA ÚNICA FORMA CORRETA DE UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA E, APROPRIANDO-SE DESSA IDEIA, O PROFESSOR EM FORMAÇÃO É CAPAZ DE QUEBRAR PARADIGMAS E PRECONCEITOS QUANTO AOS USOS DA LINGUAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SOCIOLINGUÍSTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7168_25082019200037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALINE DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "malinesbarros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }