ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR COMO A SOCIOLINGUÍSTICA, UMA DAS ÁREAS DA LINGUÍSTICA, FAZ-SE NECESSÁRIA E IMPORTANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. DESTACA-SE, TAMBÉM, A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, A PRINCIPAL VERTENTE DESSA SUBÁREA, COMO SENDO UM FATOR IMPORTANTE A SER ESTUDADO, EM TERMOS, PRINCIPALMENTE, DAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS TRAÇADOS, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/CAMPUS MATA NORTE. POR MEIO DOS DADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR AS OPINIÕES E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS LICENCIANDOS SOBRE OS CAMPOS DA SOCIOLINGUÍSTICA E EM COMO ESTA PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. COM BASE NAS RESPOSTAS E NO APOIO TEÓRICO DE LABOV (2001), BORTONI-RICARDO (2005), BAGNO (2007), BEZERRA (2011) E ILARI E BASSO (2006), FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A SEMELHANÇA ENTRE OPINIÕES QUANTO À IMPORTÂNCIA DA SOCIOLINGUÍSTICA, NA SALA DE AULA, E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA LÍNGUA, VISTO QUE ESSE COMPONENTE CURRICULAR CONTRIBUI PARA A PERCEPÇÃO DE QUE A LÍNGUA É UM FATOR HETEROGÊNEO, OU SEJA, NÃO EXISTE UMA ÚNICA FORMA CORRETA DE UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA E, APROPRIANDO-SE DESSA IDEIA, O PROFESSOR EM FORMAÇÃO É CAPAZ DE QUEBRAR PARADIGMAS E PRECONCEITOS QUANTO AOS USOS DA LINGUAGEM.