O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO FINALIDADE A ANALISE DA DEGRADAÇÃO DO RIO TRACUNHAÉM, DURANTE O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE NAZARÉ DA MATA-PE. ONDE FOI REALIZADA UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE AULA PRÁTICA COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL HUMANÍSTICA. NA PRIMEIRA ETAPA, A PESQUISA FEZ UM APANHADO HISTÓRICO REFERENTE AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E AS CONSEQUÊNCIAS QUE ESSA REVOLUÇÃO URBANA TROUXE PARA OS RIOS URBANOS EM ESPECIAL O RIO TRACUNHAÉM. COMO RESULTADOS, A REFERENTE PESQUISA APRESENTA A ELABORAÇÃO DE AULA DINÂMICA, CONSTRUINDO JUNTO COM O ALUNO, AULAS MAIS DINÂMICAS E PRÁTICAS REALIZADAS NA DA SALA DE AULA, ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS QUE ILUSTRARAM COMO ACONTECE A DEGRADAÇÃO DO RIO DURANTE O PROCESSO DE DESTRUIÇÃO DE SUAS MARGENS. SENDO ASSIM, DURANTE A EXECUÇÃO DOS EXPERIMENTOS FOI PERCEPTIVO O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS DURANTE A CONSTRUÇÃO DOS EXPERIMENTOS, TODOS PARTICIPARAM DE MANEIRA ATIVA DA AULA, ATRAVÉS DA METODOLOGIA UTILIZADA DURANTE A AULA, FEZ COM QUE, A ATIVIDADE SE TORNASSE DINÂMICA E ATRAENTE PARA OS DISCENTES.