ESTE PRESENTE ARTIGO ANALISA O DESEMPENHO MÉDIO EM MATEMÁTICA, DOS ESTUDANTES CEARENSES MATRICULADOS NOS 5º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NA 3A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, FORNECIDO PELO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB). O OBJETIVO ALMEJADO É APRESENTAR UM PANORAMA DO DESEMPENHO MATEMÁTICO DOS ALUNOS AVALIADOS, CONSIDERANDO AS ESCALAS DE PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA DO SAEB. A METODOLOGIA EMPREGADA NESTE TRABALHO É A ANÁLISE QUALI – QUANTITATIVA DOS DADOS REFERENTES ÀS MÉDIAS EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS CEARENSES MATRICULADOS NOS 5º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NA 3A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NAS DIFERENTES ESFERAS ADMINISTRATIVAS, APRECIANDO A EDIÇÃO DO SAEB QUE OCORREU EM 2017. OS RESULTADOS INDICAM QUE HÁ UMA DISCREPÂNCIA DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA ENTRE OS ESTUDANTES CEARENSES REGISTRADOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E NA 3A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, ENQUANTO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO FOI OBSERVADO UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE O DESEMPENHO MÉDIO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS ANALISADOS.