A PREOCUPAÇÃO COM O ENSINO-APRENDIZAGEM DO OBJETO MATEMÁTICO VETOR SURGIU COM A PRÁTICA ENQUANTO DOCENTE DO ENSINO MÉDIO E INTENSIFICOU-SE DURANTE O MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE (PROFMAT). LECIONANDO GEOMETRIA ANALÍTICA PARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, COMPROVAMOS AS DEFICIÊNCIAS APRESENTADAS PELOS DISCENTES COM RELAÇÃO A ESTE OBJETO MATEMÁTICO - OM. CONSIDERAMOS A IMPORTÂNCIA DESSE OBJETO MATEMÁTICO TANTO PARA APLICAÇÃO EM OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO, COMO EM GEOMETRIA E FÍSICA, QUANTO PARA O ESTUDO DE OUTROS TÓPICOS DA MATEMÁTICA SUPERIOR, COMO A ÁLGEBRA LINEAR.
BASEANDO-SE NO EXPOSTO ACIMA, REALIZAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA - ED. PARA A SD, ESCOLHEMOS O OM VETOR, COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE VETOR A PARTIR DA IDEIA DE SEGMENTO ORIENTADO.
NAS ETAPAS INICIAIS DA ED, A SABER: ANÁLISES PRELIMINARES E CONCEPÇÃO E ANÁLISE A PRIORI VERIFICAMOS O BAIXO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE O OM CONSIDERADO E IDENTIFICAMOS QUE A EXPLORAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS - RS DOS VETORES, POTENCIALIZADA PELA UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA, PODE FACILITAR A APRENDIZAGEM DESTE OM E CONSTRUÍMOS A SD.
NA ETAPA DE EXPERIMENTAÇÃO E DE ANÁLISE A POSTERIORI E VALIDAÇÃO APLICAMOS A SD E, MEDIANTE OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS, COMPROVAMOS ALGUMAS HIPÓTESES, COMO O BAIXO CONHECIMENTO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AO OBJETO MATEMÁTICO VETOR E A IMPORTÂNCIA DA EXPLORAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VETORES.