O PRESENTE ARTIGO VERSA ACERCA DE UM MECANISMO QUE PODE SER UTILIZADO PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA, QUE PROMOVERÁ UMA NOVA VISÃO MIDIÁTICA AOS ALUNOS, A MÚSICA E EM ESPECIAL SUA LETRA ATRAVÉS DO DISCURSO PODE INTERFERIR NO COTIDIANO DO INDIVÍDUO. A LINGUAGEM MUSICAL PODE SER TRABALHADA COM DISTINTOS TEMAS, MAIS ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO À ABORDAGEM DE GÊNERO, QUE ESTÁ PRESENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA. ESCOLHEU-SE ANALISAR A ARTE MUSICAL COMO UM MECANISMO DE DEBATE SOBRE GÊNERO. O TRABALHO PROMOVERÁ UMA PEQUENA REFLEXÃO SOBRE AS MULHERES E COMO AS MESMAS FORAM SENDO AFIRMADAS AO LONGO DO TEMPO, DANDO ÊNFASE AINDA AS CONQUISTAS DA CATEGORIA. BUSCA-SE PROMOVER UMA BREVE PONTUAÇÃO DE COMO O PROFESSOR PODE UTILIZAR A MÚSICA EM SALA DE AULA PARA APONTAR UM PRISMA DAS NOÇÕES DE ORIENTAÇÃO. A ANÁLISE PARTE DAS COMPOSIÇÕES MUSICAIS DO FORRÓ ELETRÔNICO COMO MECANISMO DE APRENDIZAGEM PRODUZINDO UMA PERSPECTIVA POSITIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA. A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA ASSIM COMO OS NOVOS RECURSOS E FONTES HISTÓRICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA BANALIZAÇÃO FEMININA JUNTAMENTE COM A PRÁTICA REFLEXIVA DOS PROFESSORES PODE CONTRIBUIR POSITIVAMENTE NO ENSINO REFLEXIVO, INDAGANDO QUESTÕES RELACIONADAS A GÊNERO E A REPRESENTAÇÃO FEMININA.