SILVA, Anatália Martins Da et al.. Eu, você, nós brincando de capoeira. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60449>. Acesso em: 02/11/2024 10:02
O PRESENTE ARTIGO É RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO PEDAGÓGICO INTITULADO EU, VOCÊ, NÓS E A CAPOEIRA. NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA ESTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL EXPERIMENTAR A CAPOEIRA COMO FORMA DE EXPRESSÃO CORPORAL, DE MEADOS DE JULHO ATÉ O FIM DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, COM CRIANÇAS DO 4º ANO A - CRECHE DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JUDITH MARIA BRASIL DA ROCHA, SITUADO NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE/PE. AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, DOCUMENTOS ORIENTADORES, ALÉM DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA QUE TRATAM DA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA, CONSIDERAM QUE PARA ESTA FORMAÇÃO, É NECESSÁRIO QUE ELA TENHA REFERENCIAIS DO SEU PERTENCIMENTO RACIAL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARA ISSO TODAS AS DIMENSÕES DA CRIANÇA PRECISAM TRABALHADAS, POR ISSO É NECESSÁRIO APONTAR ALGUNS DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS E APORTE LEGAL QUE FUNDAMENTAM ESTE PROJETO. A CAPOEIRA É UMA EXPRESSÃO CULTURAL DOS POVOS SEQUESTRADOS DA ÁFRICA, NESTE PROJETO ELA SE REAFIRMA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL, MANTENDO UM COMPROMISSO POLÍTICO DE LUTAR CONTRA AS DESIGUALDADES NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. NESTE PROJETO PEDAGÓGICO AINDA EM DESENVOLVIMENTO ESTAMOS PERCEBENDO AS CRIANÇAS MUITO EMPOLGADAS, REALIZANDO AS PROPOSTAS COM ENTUSIASMO NAS VIVÊNCIAS, PROVOCAÇÕES E EXPERIMENTAÇÕES SOBRE ASPECTOS ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO DA CAPOEIRA COMO EXPRESSÃO CORPORAL. ASPECTOS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUE A CRIANÇA VIVENCIE COMPREENDA, DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA, QUE DEVE RESPEITAR A DIVERSIDADE.