A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CARÁTER EXPERIMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS É TIDA COMO FATOR PREPONDERANTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MUITOS, UMA VEZ QUE A PRÁTICA LEVA-NOS A UMA COMPREENSÃO MAIS APROXIMADA DA REALIDADE DOS FATOS E FENÔMENOS NATURAIS. ENTRETANTO, A IMPLEMENTAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS AINDA ENFRENTA MUITOS OBSTÁCULOS, TAIS COMO O POSICIONAMENTO INATIVO DE ALGUNS PROFESSORES EM RELAÇÃO A TORNAR EFETIVAS ESTAS PRÁTICAS E A MANEIRA, ÀS VEZES DEFORMADA, QUE ESSAS PRÁTICAS ESTÃO SENDO CONCEBIDAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTA ÚLTIMA NOS LEVOU A ANALISAR, POR MEIO DESTE TRABALHO, SE DE FATO A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM SALA DE AULA TEM CAPACIDADE DE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DESSA FORMA, OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALI-QUANTITATIVO COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA COLETA DE DADOS. OS DADOS ANALISADOS INDICARAM QUE, SE EXECUTADA CORRETAMENTE, OU SEJA, COM PLANEJAMENTO ADEQUADO E ESPAÇO PARA DISCUSSÃO DE IDEIAS, A EXPERIMENTAÇÃO DE FATO APRESENTA CAPACIDADE PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE CIÊNCIAS, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS UM APRENDIZADO PRÁTICO E, PORTANTO, MAIS SIGNIFICATIVO.