O ARTIGO INTITULADO A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA NA EJA: UMA CRÍTICA SOCIAL NOS POEMAS DE GREGÓRIO DE MATOS, SURGIU ATRAVÉS DAS AULAS DAS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA I, COM OS OBJETIVOS DE IDENTIFICAR NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ENSINO AS HABILIDADES DE ESCRITA, DE ORALIDADE, DE GRAMÁTICA E LEITURA, ASSIM COMO IDENTIFICAR O PROCESSO DE ENSINO DA LITERATURA BRASILEIRA E EM SEGUIDA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DESSAS HABILIDADES EM SALA DE AULA, TENDO COMO FINALIDADE PROPOR UMA FORMA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA REALIDADE DO ENSINO OBSERVADA NA PESQUISA DE CAMPO, ATRAVÉS DESTA FOI POSSÍVEL A COLETA DE DADOS, QUE OCORREU MEDIANTE A VISUALIZAÇÃO DESSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, JUNTAMENTE COM O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE SE BASEIA EM ABORDAGENS VOLTADAS PARA O EJA – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. ASSIM SENDO, TEM-SE COMO TEÓRICOS: ALFREDO BOSI (2015), LDB (2005), IRANDÉ ANTUNES (2003), PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (2002), ANTONIO CANDIDO (2000), MARISA LAJOLO (2000), CNE/CBE (2000), PCN (1998).
PALAVRAS-CHAVE: LÍNGUA PORTUGUESA. LITERATURA. EJA.