O LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UM PONTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS, ESPECIFICAMENTE POR ATENDER A METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO DE LIBRAS. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA É COMPREENDER COMO O USO DE RECURSOS VISUAIS PODE SER UTILIZADO PARA APRENDIZAGEM DE ALUNO SURDO NA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, DISPARANDO O USO DE ELEMENTOS MULTIMODAIS NUMA METODOLOGIA DE ENSINO APOIADA EM ESTRATÉGIAS VISUAIS. O CORPUS DO TRABALHO É ORGANIZADO PELAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM UM ALUNO SURDO E UM INTÉRPRETE DE LIBRAS. A METODOLOGIA APRESENTADA É O ESTUDO DE CASO, NO QUAL OS SUJEITOS DA PESQUISA RELATAM, ATRAVÉS DE SUAS EXPERIÊNCIAS VISUAIS, E TAMBÉM INTÉRPRETE COMO TRABALHO DE TRADUÇÃO PARA ELE. POR MEDIAÇÃO DE TRABALHO COM EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA SALA DE AULA, PRIMEIRO FOI FEITA A REALIZAÇÃO DA ANOTAÇÃO, GRAVAÇÃO DE VÍDEO E, SEGUNDO, AS ENTREVISTAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTÁ BASEADA NAS DISCUSSÕES SOBRE OS ELEMENTOS MULTIMODAIS, PEDAGOGIA VISUAL, LETRAMENTO VISUAL. OS RESULTADOS NOS APONTAM COMO COMPREENDERMOS A REALIDADE VIVIDA DO ALUNO SURDO NA SALA DE AULA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DA EJA, O QUAL TEM SE TRANSFORMADO NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS POR MEIO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A MODALIDADE DIFERENTE (ESPAÇO-VISUAL) QUE ESSE ALUNO SURDO CONSTRÓI ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DA LIBRAS.