O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “A FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E O OBJETO DA SURDEZ: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS DA UFPA/CAMETÁ”, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR E PROBLEMATIZAR OS DIZERES DOS GRADUANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS SOBRE O OBJETO EDUCAÇÃO DE SURDOS E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. EM SÍNTESE, O PRESENTE ARTIGO FARÁ UMA ABORDAGEM SOBRE A SURDEZ NO CAMPO LEGAL E SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA SE CARACTERIZOU EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, CARACTERÍSTICO DE UM ESTUDO DE CASO. PARA COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO DIVIDIDO EM CATEGORIAS ANALÍTICAS. DESSA FORMA, OS RESULTADOS OBTIDOS DESTACAM QUE A DISCIPLINA LIBRAS, COM 51 HORAS, NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS É A ÚNICA QUE PROPORCIONA CONHECIMENTOS RELACIONADOS A SURDEZ, CONTUDO, É UNANIME NA FALA DOS ENTREVISTADOS A SUPERFICIALIDADE ENCONTRADO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, SEGUNDO OS ENTREVISTADOS SOMENTE ELA NÃO É O SUFICIENTE PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA DESENVOLVER UMA AULA DE CIÊNCIAS QUE REALMENTE OS ALUNOS SURDOS ENTENDAM O ASSUNTO QUE ESTÁ SENDO MINISTRADO FAZENDO USO DA LIBRAS E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, COMO POR EXEMPLO, OS RECURSOS IMAGÉTICOS. SOMANDO-SE A ISSO, DESTACA AO FATO DA DISCIPLINA SER OFERTADA NO ÚLTIMO SEMESTRE DA GRADE CURRICULAR, APÓS AS DISCIPLINAS DE ESTÁGIOS E PRÁTICAS DOCENTES, TAMBÉM FOI QUESTIONADO, PRINCIPALMENTE POR AQUELES QUE TIVERAM EXPERIÊNCIAS NO PERÍODO DOS ESTÁGIOS COM ALUNOS SURDOS.